Instalada comissão para analisar plano de cargos e salários do magistério


A Comissão Mista que vai debater e construir um anteprojeto de lei que altere o plano de cargos e salários do magistério estadual, a ser enviado pelo Executivo ainda este ano, foi instalada na tarde desta quarta-feira (12), em reunião presencial e por videoconferência, na Assembleia Legislativa. O colegiado contará com sete membros e foram indicados, por unanimidade, a deputada Luciane Carminatti (PT), como presidente, o deputado Sargento Lima (PL), vice-presidente, e o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), relator.

Após a eleição, os deputados definiram que na primeira reunião da comissão, ainda sem data e horário definidos, será estabelecido o cronograma dos trabalhos. A deputada Luciane Carminatti, proponente e presidente eleita da comissão mista, explicou que o colegiado terá 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 60 dias, para debater e construir o anteprojeto de lei que altere o plano de cargos e salários do magistério estadual, a ser enviado ao Executivo, para que volte depois ao Legislativo a fim de ser aprovado em plenário.

Integrarão a comissão, além dos eleitos, os deputados Fernando Krelling (MDB), Ana Campagnolo (PSL), Jerry Comper (MDB) e Fabiano da Luz (PT).  “A ideia é chamar para o debate os representantes da Secretaria de Estado da Educação, do sindicato que representa a categoria, economistas, juristas, Tribunal de Contas do Estado (TCE), estudiosos em planos de cargos e de carreira e todos que possam contribuir para avançarmos nessa reivindicação histórica e necessária”, destacou Luciane.

A deputada salientou que desde 2015 não há avanços do plano de carreira do magistério estadual e que desde 2018 há um congelamento do salário dos trabalhadores em educação. A parlamentar aponta para o contraste entre o recorde de arrecadação do governo do Estado e a baixa valorização dos profissionais da área. A educação tem previsto na Constituição Estadual o mínimo de 25% da receita disponível, o que garantiria a oferta de recursos.

“Nós temos uma carreira que está bastante achatada, professores desvalorizados, quadros de professores que estão na escola em diferentes funções e não tem, desde 2018, uma recomposição das perdas. Por outro lado, nós temos uma arrecadação recorde. A conclusão disto tudo, além da desvalorização do magistério, é que nós não temos a aplicação dos 25% em educação, o que é inconstitucional. Nós estamos fazendo o nosso papel no Parlamento de apresentar propostas para anteprojetos de leis que vão para o Executivo estadual como sugestões e cabe ao Executivo, depois, enviar em forma de Projeto de Lei para que seja aprovado no âmbito da Assembleia Legislativa.”

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
chuva moderada
26.2 ° C
27 °
26.2 °
83 %
3.6kmh
75 %
sáb
27 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
27 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-