- PUBLICIDADE GOOGLE-

Administração recebe Diagnóstico Socioambiental da área urbana de Chapecó


Onde estão as pessoas beneficiadas pelos programas sociais da Prefeitura, quais famílias estão em áreas com risco de alagamentos e as áreas de expansão urbana estão entre os dados do Diagnóstico Socioambiental da Macrozona Urbana de Chapecó. O estudo, que foi realizado em conjunto pela Unochapecó e Unoesc, foi entregue ao prefeito João Rodrigues, na tarde desta terça-feira, na sala de reuniões da Prefeitura.

Continua após o anúncio

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Chapecó, Valmor Scolari, disse que o município é o primeiro do estado a ter um estudo tão detalhado.

“São dados muito importantes sobre nascentes, áreas alagadiças, córregos, áreas de preservação ambiental e outras informações que vão servir de parâmetro para a adoção de políticas públicas e também como referência para os empreendedores. Chapecó sai na frente nesse sentido”, destacou o secretário.

Continua após o anuncio

O prefeito João Rodrigues agradeceu o trabalho realizado pelas universidades, que são parceiras do município e destacou que o estudo será muito importante para o planejamento.

“As ações da administração serão baseadas não no achismo, mas em dados de campo. Um dos investimentos que temos previsto é na macrodrenagem de Chapecó, projeto que recentemente formos buscar recursos em Brasília”, destacou o prefeito.

Continua após o anúncio

O diagnóstico, que teve o trabalho direto de dez pessoas e mais 30 indiretos, foi coordenado pelos professores Rógis Juarez Bernardi, da Unoesc, e Roque Alberto Sánchez d’Alotto, da Unochapecó.

Rógis destacou que foram levantados 242 cursos de água na área urbana do município, o que inclui o distrito de Marechal Bormann, e foram cadastradas 3.710 famílias que fazem uso residencial ou econômico desses cursos.

“Percebemos que metade dessas unidades foram instaladas nos últimos 14 anos, o que indica a necessidade de políticas públicas nesse sentido. Também identificamos as áreas que tem risco de deslizamento e também de alagamento, inclusive com projeção para cinco anos e até mil anos. Esses dados podem servir para projetos de saneamento básico, regularização fundiária e revisão do Plano Diretor”, explicou o professor.

Aliás, em 2024, será necessária uma revisão do atual Plano Diretor. Há mapas que indicam as redes de energia e de água. Bernardi disse ainda que há pontos de descontinuidade de serviços, como de limpeza urbana e coleta de resíduos.

Também estiveram presentes na sala de reuniões da prefeitura o reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski, o vice-reitor da Unoesc, Carlos Eduardo Carvalho, e a coordenadora de Pós-Graduação e Extensão da Unoesc, Carla Basso. Algumas pessoas também participaram do ato virtualmente.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais