Nos dias 27 e 28 de maio ocorre em todo o Brasil, a 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB e Agência Espacial Brasileira – AEB para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Faltando vinte e dois dias para as provas da OBA – a EBM Jardim do Lago realizou ontem, quarta-feira, a primeira atividade prática de preparação para a Olimpíada. A intenção era fazer a observação do sol e da lua, com telescópio, no entanto, as condições climáticas permitiram admirar apenas o sol.
A atividade ao ar livre foi organizada em pequenos grupos e com devido distanciamento social entre os estudantes, bem como, a higienização com álcool etílico, realizada a cada vez que alguém usava o telescópio, tomando todos os cuidados de prevenção ao contágio da Covid -19. Em seguida, os alunos participaram de uma explanação sobre o sistema estelar.
Em 2021, estarão envolvidos nas atividades da OBA, os estudantes de 4º ano e 5º ano (Nível II), 8º ano e 9º ano (Nível III), com o total de 423 inscrições, será realizada a prova de forma presencial ou online.
A EBM Jardim do Lago participa da OBA desde o ano de 2015, desenvolvendo aulas preparatórias, atividades práticas em astronomia, observação do céu pelos estudantes.
O adolescente Lucas Gabriel Vieira de 14 anos, disse que, por causa das aulas de ciências e da OBA, ele participou de um grupo de estudos de Astronomia. “Este momento, eu achei muito bom porque é novo, nunca ninguém tinha feito isso para nós. Quando olhei o sol vi uma bola laranja, imaginava que seria como a gente vê nas fotos, com um gás/ raios ao redor, mas gostei muito.”
A estudante do 9º ano Julia Eduarda Ersigo, 14 anos, achou muito interessante os balões que os professores colocaram representando as estrelas. “Também aprendi hoje que a Alpha Centauri é a estrela mais próxima do Sol. É muito interessante e eu aprendi mais sobre as outras estrelas, a distância, a idade, o tamanho delas achei legal aprender sobre o sistemas estelar e é muito mais fácil aprender quando tem uma atividade interativa. Quero e vou participar da OBA e a nossa professora de ciências está trabalhando bastante os átomos que compõe tudo e também a questão das estrelas e eu gosto bastante do espaço, afirmou.
Para a secretária de Educação, Astrit Tozzo, momentos como este são importantes para desenvolver com o aluno o conhecimento sobre assuntos ligados à Astronomia através da atividade prática além de desenvolver habilidades ligadas ao cotidiano escolar torna o aluno protagonista do seu aprendizado pois, desperta o interesse em conhecer mais sobre o assunto.
A vice-gestora da instituição, Jaqueline Pompeo, destacou a importância da atividade. “É um momento bem especial para nossos alunos pois, através da OBA eles percebem que o Universo é tão gigante e que não devem colocar limites em suas vidas.”
O professor e astrônomo amador Diego De Bastiani disse que a atividade serve para oportunizar aos estudantes o acesso ao conhecimento de Astronomia e Astronáutica, para que possam conhecer mais sobre os astros. “A Astronomia está ligada a todas as áreas do conhecimento, quando falamos das estrelas estamos estudando química, matemática, física, por exemplo e quando falamos de corrida espacial envolve geografia, história, entre outras.
A OBA é mais do que a realização de uma prova, é oportunizar aos estudantes momentos de aprendizagem sobre astronomia e astronáutica, estimulando o conhecimento das ciências da natureza e matemática.Buscamos com isso despertar o encantamento dos nossos estudantes por esta área e que eles percebam que o universo e a vida estão cheios de novos horizontes e possibilidades” disse.
Ele ressaltou que a Astronomia é a ciência mais antiga, responsável pela organização dos povos e de conhecimento milenar. É a ciência da humildade, pois quando observamos e conhecemos a imensidão do universo, nos deparamos como somos pequenos.