EBM Jardim do Lago realiza observação do céu em preparação para Olimpíada de Astronomia


A EBM Jardim do Lago fará uma atividade de observação do céu nesta quarta-feira, das 9h às 11h, em preparação para a 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. O evento será nos dias 27 e 28 de maio, em todo o Brasil, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB e Agência Espacial Brasileira – AEB para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

A EBM Jardim do Lago participa da OBA desde o ano de 2015, desenvolvendo aulas preparatórias, atividades práticas em astronomia, observação do céu, lançamento de foguetes didáticos para culminar na prova e conquista de medalhas pelos estudantes. As atividades práticas contribuem no desenvolvimento de habilidades que estão no componente curricular ciências – dentro da unidade temática terra e universo que perpassa todo o ensino fundamental

Em 2021, estarão envolvidos nas atividades da OBA, os estudantes de 4º ano e 5º ano (Nível II), 8º ano e 9º ano (Nível III), com o total de 423 inscrições, realizando a prova de forma presencial ou online.

Todo esse movimento busca instigar a curiosidade, criatividade e autonomia. Para o professor e astrônomo amador, Diego de Bastiani, “a OBA é mais do que a realização de uma prova, é oportunizar aos estudantes momentos de aprendizagem sobre astronomia e astronáutica, estimulando o conhecimento das ciências da natureza e matemática.Buscamos com isso despertar o encantamento dos nossos estudantes por esta área e que eles percebam que o universo e a vida estão cheios de novos horizontes e possibilidades” disse.

A Astronomia é a ciência mais antiga, responsável pela organização dos povos e de conhecimento milenar. É a ciência da humildade, pois quando observamos e conhecemos a imensidão do universo, nos deparamos como somos pequenos, cada um de nós é sob uma perspectiva cósmica preciosa, pois somos parte do universo.

Comente com o Facebook