Vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado Renan Filho (Republicanos) visitou o Parlamento catarinense na manhã desta terça-feira (27). O objetivo é conhecer as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus que estão sendo desenvolvidas em Santa Catarina.
Ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), o parlamentar informou que a situação no estado da região Norte do Brasil é muito crítica e, por isso, surgiu a necessidade de fazer intercâmbio de informações com outras unidades da federação onde a situação vem sendo conduzida com o que ele considera como qualidade.
“Saímos de Roraima depois que vi uma matéria com relação ao município de Chapecó. Fiquei impressionado com a qualidade do serviço e a responsabilidade com o recurso público. Como deputado, sei que para ter essa governabilidade é preciso passar pela Assembleia Legislativa e a gente veio conversar com o presidente e sua equipe e levar o que eles fizeram de positivo”, comentou.
Para o deputado, o grande problema em Roraima é a falta de gestão da Covid-19. “Algo que não acontece em Chapecó. Fiquei realmente impressionado com a estrutura que eles têm. Se Chapecó, que é um município que tem cerca de 220 mil habitantes, fez com a ajuda da iniciativa privada, da Alesc e do governo e com a conscientização da população, com certeza em Boa Vista, que é capital de Roraima e tem cerca de 300 mil habitantes, faremos com excelência.”
Para o presidente Nadal, Santa Catarina vive os mesmos problemas que os demais estados. Mas, destacou, há resultados positivos que acabam se tornando referência nacional. “A rapidez da resposta [à pandemia], a parceria entre o Parlamento e o governo do Estado, até mesmo fazendo doações financeiras, é algo que tem chamado a atenção de outros parlamentos no país”, explicou.
Nadal também disse que o sistema adotado em Chapecó é outro exemplo referencial. “Pela parceria estado, município e iniciativa privada, algo que tem dado resultados positivos na vida do cidadão”, argumentou o deputado.
Troca de experiência
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta (PT), destacou a importância da troca de experiências e o intercâmbio de ideias com o vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Renan Filho.
“Somos um estado do Sul e recebemos um representante do estado de Roraima. Ele nos falou das ações desenvolvidas por lá e que nos visita por ter conhecimento da atuação da nossa Comissão de Saúde, que desde o primeiro momento da pandemia tem tido uma atuação marcante na articulação, na cobrança de ações e na busca de melhorias, enfim de poder ajudar o estado no combate a pandemia.”
Saretta lembrou que, ainda no ano passado, a comissão catarinense promoveu uma reunião das comissões de saúde de assembleias legislativas do país. “Essa troca de experiência nos ajuda a ver exemplos positivos e termos cuidados com exemplos negativos para não se repetir.”
Ele citou ainda o fato de que a Comissão de Saúde, antes mesmo coronavírus chegar a Santa Catarina, promoveu encontro com o governo estadual cobrando um plano de contingenciamento e de enfrentamento, e ao longo da pandemia cobrou maior estrutura, mais leitos, mais medicamentos e mais equipamentos de proteção individual. O parlamentar destacou também a iniciativa de propor a lei que normatizou a possibilidade do estado adquirir vacinas.
* Com informações do repórter Ney Bueno / Agência AL.