Blumenau registra 80 novos casos de Coronavírus
Nesta segunda-feira, dia 26, o município registrou 80 novos casos da Covid-19. Destes, nove pacientes foram por meio de teste tipo RT-PCR, cinco por meio de testes rápidos e 56 de antígeno, além de 10 pacientes pelo método sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Com os novos casos, Blumenau soma agora 50.696 confirmados com 49.579 pacientes já recuperados, com um saldo de 641 pacientes em tratamento. 61 deles estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 34 na enfermaria e 546 em tratamento domiciliar, sendo que o número de óbitos pela Covid-19 em Blumenau atingiu a casa dos 476.
A Prefeitura realizou 173.126 testes até agora para a Covid-19. Durante o dia de hoje nos hospitais, o atendimento chegou à casa dos 339, sendo que 83 pacientes apresentaram síndrome gripal. Nos Fast-tracks (ambulatórios), foram realizadas 646 consultas (219 somente no Ambulatório de Referência na Vila Germânica) com 342 coletas de exames.
Investigação e internados
Dos casos em investigação, Blumenau está com 35 pacientes, sendo que nenhum deles precisou ser internado na enfermaria e na UTI. Em relação aos internados (confirmados e em análise), o município contabiliza um total de 74 pacientes na UTI, sendo 61 de Blumenau (todos confirmados) e 13 da região (todos confirmados). A taxa de ocupação da UTI atingiu a casa dos 100% e conta ainda com oito Leitos de Guerra ativados.
O total de internados nas enfermeiras chega a 45 pacientes, 34 deles de Blumenau (todos confirmados) e 11 pessoas oriundas da região (10 confirmados e um em análise), sendo que a taxa de ocupação na enfermaria está em 25,4%.
Em Blumenau, o Coronavírus se destaca principalmente nos pacientes com idade entre 30 a 39 anos, seguidos pelos mais novos na faixa etária de 20 a 29 anos e também pessoas entre 40 a 49 anos. Ainda em relação aos confirmados para a Covid-19, os dados apontam que a população feminina é a mais atingida, como 27.835 mulheres contra 22.861 homens até agora.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Imunizadas contra o Coronavírus
Nesta segunda-feira, dia 26, foram aplicadas 294 vacinas da primeira dose (47.505 imunizados até o momento) e 977 vacinas da segunda dose (29.929 imunizados). O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário André Motta Ribeiro. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Blumenau já aplicou 77.434 vacinas entre 1ª e 2ª doses,
Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação
Nesta segunda-feira, dia 26, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre o dia 19 e 23 de abril, 25 instituições de ensino foram atendidas. Neste período, 12 professores, dois colaboradores e oito alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.
Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas cinco estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,01%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, apenas 11 tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,33%.
De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.
O que é quebra de barreira?
A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.
Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.
Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica
O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.
postada em 26/04/2021 19:25 – 2 visualizações