A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizará robôs programáveis educacionais (RoPe) para os alunos de todos os núcleos educacionais infantis e, também, para 16 escolas municipais para utilização dos alunos dos primeiros anos do fundamental.
Os robôs chegaram nesta terça-feira (13), acompanhados de 108 tapetes que são utilizados para marcar as manobras do RoPe. O material do projeto Robô Programável Educacional (RoPE) é elaborado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica da Educação (LITE), da UNIVALI. O projeto conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Criado pelo professor André Raabe, coordenador do LITE, o RoPE será distribuído às 16 escolas e a todos os núcleos de educação infantil para se integrar na rotina dos alunos de 3 a 7 anos. Além do RoPE, serão entregues também tapetes pedagógicos que fazem parte do trabalho do robozinho e que interagem no desenvolvimento das crianças, incentivando o aprendizado de matemática e tecnologia.
Cada unidade terá em média dois robôs e quatro tapetes pedagógicos com diferentes desenhos para interação. A inclusão tecnológica para as crianças do jardim, 1º e 2º ano do ensino fundamental permite aos alunos contato com o conhecimento matemático.
O RoPE possui quatro botões de direção e um botão para confirmar a ação dele. Desta forma, os alunos podem programar a movimentação do robô para ele deslizar pelo tapete de acordo com a programação pré-definida, além disso, ele tem botões de execução de luzes e sons que podem chamar a atenção das crianças. O conceito do RoPE traz uma percepção para as crianças compreenderem formas geométricas, direções, números, observar e descrever posições (esquerda, direita) e movimentos para entenderem rotações, ângulos e demais formas que facilitem o conhecimento da matemática.
“O RoPe auxilia a criança no processo de ensino-aprendizagem no que se refere a apropriação de conceitos matemáticos, a lógica matemática e, a inserção do aluno, mesmo que intuitivamente, em programação. Lembrando que o trabalho em equipe é fundamental, para que as crianças trabalhem a troca de estratégias na resolução de problemas.””, explica a Secretária de Educação, Marilene Cardoso.
Antes de ser entregue para a secretaria, os professores já receberam informações para utilizar a melhor inclusão aos alunos de cada turma.
A partir desta semana os robozinhos já estarão disponíveis nas unidades escolares e os professores poderão planejar a melhor forma para ensinar aos alunos.
___________________
Informações adicionais:
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Camila Godoi
Fotos: Lucas Lages
(47) 3267-7022