Blumenau inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia na próxima segunda-feira, dia 12, a primeira etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Por conta da pandemia de Coronavírus, os primeiros grupos a serem vacinados serão crianças, gestantes e puérperas conforme estabeleceu o Ministério da Saúde.

A vacinação será aplicada mediante agendamento que será aberto na manhã desta segunda-feira, dia 12, no site da Prefeitura – https://bit.ly/VacinaBlumenau. As pessoas que precisarem de auxilio também podem telefonar para a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de casa para fazer o agendamento, já que o telefone do Alô Saúde ficará disponível para demandas relacionadas à Covid-19. Na segunda-feira à tarde e na terça-feira, dias 12 e 13, a vacinação ocorre nos Ambulatórios Gerais (AGs), exceto no AG Fortaleza que está em reforma. A partir de quarta-feira, dia 14, os ESFs com sala de vacina ativa também farão parte dos agendamentos.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE), como a Campanha de Vacinação contra a Gripe vai coincidir com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas campanhas devem dar prioridade para a vacina contra o Coronavírus.

As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe. Em Blumenau, a população dos grupos prioritários que compõem a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe é de 27.870 pessoas, sendo 23.975 crianças, 3.308 gestantes e 544 puérperas.  A meta é vacinar, ao menos, 90% desse total. Na última sexta-feira, dia 9, o Município já recebeu cerca de 9 mil doses da vacina, o que representa aproximadamente 35% de cobertura vacinal deste público. 

Ainda conforme a DIVE, a vacinação dos trabalhadores da saúde deve iniciar assim que novas doses do imunizante forem disponibilizadas aos municípios. A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

Etapas da vacinação contra a gripe

Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 10/04/2021 14:45 – 10 visualizações

Fotos

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
23.9 ° C
24 °
23.9 °
85 %
5.7kmh
75 %
dom
29 °
seg
26 °
ter
23 °
qua
31 °
qui
23 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp