O presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve em Chapecó na manhã desta quarta-feira e elogiou as medidas adotadas pela Administração Municipal no Enfrentamento à Covid.
“Conversei com o prefeito João Rodrigues e ele buscou a solução dando liberdade aos médicos, ele liberou os médicos para que eles dissessem o que o paciente pode receber. A minha intenção em vir aqui é para mostrar para o resto do Brasil o que foi feito”, disse Bolsonaro, em declaração para a imprensa, após a visita ao Centro de Eventos de Chapecó, onde foi montado o Centro Avançado de Atendimento à Covid.
Ele visitou a estrutura que atendeu mais de 200 pacientes e em pouco mais de um mês promoveu mais de 100 altas e mais de80 transferências, num momento em que os hospitais e a UPA estavam lotados.
Em uma reunião com autoridades locais, estaduais e federais, Bolsonaro também assistiu a um vídeo institucional onde foram mostradas outras ações realizadas. Entre elas a abertura de mais 10 leitos na UPA, ampliação dos leitos de UTI do Hospital Regional do Oeste de 35 leitos para 108, redução de 50% nos internados de UTI no último mês, abertura do Ambulatório de Tratamento Imediato do Verdão, contratação de 150 profissionais e testagem em massa. O número de casos ativos caiu de 5,5 mil há cerca de um mês para 569 nesta quarta-feira.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou o cuidado com a saúde, tratando quem precisa, e ao mesmo tempo permitindo as atividades econômicas, o que propicia Chapecó ter mais de 800 vagas no Balcão de Empregos.
“Hoje podemos dizer que somos um exemplo, mas o mérito é de toda a população, da união de esforços. Quero agradecere reconhecer todos os profissionais de saúde do município, do Hospital Regional do Oeste e Unimed. Também quero agradecer ao setor empresarial, que doou R$ 2,5 milhões para ações de combate à Covid. Aqui a liberdade e a união deram resultado. Aqui conjugamos a saúde e a economia”, destacou o prefeito.
Ele ressaltou que somente a Cooperalfa e a Aurora estão investindo R$ 1 bilhão em recursos, com novas indústrias e ampliação de plantas. Além disso a Ecofrigo também vai ampliar seu frigorífico.
O prefeito disse que não faz sentido não tratar uma doença.
Em seu discurso, em reunião para alguns convidados, no Centro de Eventos, o presidente Jair Bolsonaro disse que já conhecia o prefeito João Rodrigues, que ambos já foram injustiçados e fez questão de dar o exemplo e vir em Chapecó. Ele afirmou que o inimigo é o vírus. E que tem 38 milhões de pessoas que estavam em trabalho informal e que não tem como sobreviver dentro de casa. Por isso afirmou que não vai ter lockdown nacional.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou que o Governo Federal está ampliando a vacinação e tomando as medidas para conciliar a saúde com o desenvolvimento econômico.
A governadora Daniela Reinher disse que há um mês, quando esteve no Centro Avançado de Atendimento Covid, disse que há um mês a situação era de tristeza, mas que foi dado um passo importante no enfrentamento à Covid.
O prefeito João Rodrigues disse que um documento com as medidas tomadas por Chapecó foram repassadas ao gabinete de Presidência. Além do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também estavam presentes os ministros Augusto Heleno, da Segurança Institucional, Carlos França, das Relações Exteriores, e Onix Lorenzoni, da Secretaria Gergal. De Chapecó a comitiva presidencialfoi para Foz do Iguaçu.