A CADA MANHÃ
Cada manhã sinaliza ao caminheiro terrestre novas e sublimes oportunidades de serviço e aperfeiçoamento intelecto-moral.
O sol, em nome da Divindade, aquece o verme que se demora no charco e o paquiderme que vagueia nas savanas, tanto quanto o homem, ofertando a cada um o maravilhoso dom da vida. O irracional se erguerá tão somente para satisfação de seus instintos, atendendo as necessidades básicas da vida física, mas da criatura pensante Deus espera um pouco mais.
Sob os camartelos das más notícias muitos começam seu dia, afugentando a esperança e espancando o otimismo desde cedo. Tragédias, óbitos em estatísticas crescentes, corrupção na vida pública e privada carreiam altas doses de desânimo e inquietação aos delicados equipamentos da vida mental, nos intoxicando logo cedo para os embates que estão por vir.
Certamente que a ninguém estamos insinuando que se desinforme sobre as ocorrências do cotidiano, se privando de ter o mínimo conhecimento acerca dos fatos sociais que pontuam a coletividade onde está inserido, mas sim se busque imunizar contra o aluvião de detritos que a cada instante a todos atinge, gerando inesperadas reações.
Precisamos salvaguardar a frágil casa mental dos incessantes bombardeios por parte do noticiário chocante de cada dia, sob pena de caminharmos claudicantes sob a asfixia desta nuvem tóxica, a pairar sobre todos.
Não seja de estranhar tantas queixas de desalento, inconformação, rebeldia e anarquia coletiva a pesarem sobre a atual sociedade terrestre, respirando diariamente esses detritos possuidores de altas doses de pessimismo e desesperança.
Domiciliados num orbe onde a integridade moral e ética estão desacreditadas, o triunfo do intelecto parece a tudo ofertar solução mágica para os conflitos humanos.
Drogarias sugerem aditivos químicos para reverter noites insones. Terapias libertadoras criaram gurus que são disputados pelas massas aflitas e ansiosas. Livros de auto-ajuda se reproduzem com celeridade, como a transportar a esperança que falece nos corações em desgoverno das próprias emoções.
Templos religiosos permanecem repletos de pedintes e orantes exigentes, cobrando de Deus solução imediata para seus conflitos existenciais.
O conhece-te a ti mesmo parece ter ficado definitivamente no passado remoto, substituído por uma sociedade que insiste em conhecer o outro através das redes sociais, a si mesmo desconhecendo. E, por isso, o cordão dos iludidos cada dia aumenta mais.
Busca-se o tempo todo jogos e prazeres materiais para anestesiar a carência de afeto, a aridez dos sentimentos e das emoções, bem como disfarçar a crescente inquietação que assalta o ansioso homem tecnológico e a mulher cibernética destes dias contemporâneos.
Imprevisível dizer onde vamos parar nessa insana corrida pelo possuir, olvidando a si mesmo conhecer.
Diversos instrumentos da vida são manejados diariamente pela Providência Divina para nos alertar em plena estrada evolutiva, buscando o despertamento para o real sentido existencial.
A doença que freia a empolgação sob desgoverno, como se a vida fosse um vinho que deve ser sorvido de um só gole.
As decepções, criando alternativas para que o ser iludido volte aos trilhos da realidade abandonada.
A solidão compulsória, estimulando a solidariedade.
Os fracassos inesperados, sugerindo cultivo da humildade nas trilhas do destino.
A morte, ceifando entes queridos, lecionando sem palavras como o poder é ilusório e como a morada orgânica é frágil.
Não vos inquieteis pelo dia de amanhã. A cada dia, basta o seu mal, nos advertiu Jesus.
Despertando para o dia rutilante lá fora, reflete por alguns instantes em tua jornada até aqui.
Que vieste fazer no mundo?
Quais teus verdadeiros interesses?
Onde residem teus tesouros – no mundo ou dentro de tua alma?
Alça-te em prece e deixa-te conduzir para teu desconhecido mundo interior. Desperta o Cristo que dorme em tua intimidade e busca tua seara de serviço, atuando com desassombro e confiança na edificação de uma sociedade melhor, que invariavelmente começará de ti mesmo, espalhando-se qual claridade suave, a desfazer as sombras do pessimismo e da desconfiança.
Se Deus é contigo, quem se atreverá a pelejar contra ti?
E quando não souberes quem é teu pior adversário, coloca-te na frente de um espelho.
Marta
Psicografia de Marcel Cadidé Mariano
Centro Espírita Caminho da Redenção
Mansão do Caminho
Instituição fundada por Divaldo Franco e Nilson a mais de 75 anos
Marcel também é trabalhador da Federação Espírita da Bahia a mais de 37 anos
15.03.2021
Leia ainda: Novo equipamento turístico na Serra Catarinense, com investimentos privados
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Novo equipamento turístico na Serra Catarinense, com investimentos privados
Turismo seguro potencializa um setor fundamental que vem da natureza
Nosso Planeta é possuidor de cenários paradisíacos e inesquecíveis
Demanda turística em Santa Catarina – Santur anuncia investimentos
As realidades que não entendemos ou não queremos entender
O post Sublimes oportunidades de serviço e aperfeiçoamento intelecto-moral apareceu primeiro em Turismo On-Line.