Hospitais e maternidades devem notificar casos de bebês com fissura labial

Hospitais, maternidades e clínicas médicas, públicos ou privados, de Santa Catarina, agora são obrigados a notificar a Secretaria de Estado da Saúde sobre o nascimento de crianças com fissura labiopalatal.

É o que diz a nova lei, número 18.640, publicada no Diário Oficial do Estado, de autoria do deputado Sargento Lima (PL). A notificação precisa ser feita em até 48 horas após o nascimento do bebê.

O parlamentar explica que isso dará maior rapidez na correção da fissura na criança. Além da parte estética, o bebê com lábio leporino tem dificuldade para mamar no peito da mãe ou no bico da mamadeira, acrescenta Sargento Lima.

Em caso de descumprimento da lei, haverá multa de R$ 5 mil a cada infração, dobrada no caso de reincidência, se for hospital ou maternidade privada. Se o descumprimento ocorrer no setor público, o responsável pela notificação será submetido às penalidades previstas no Estatuto dos Servidores.

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
21 ° C
21.1 °
20 °
95 %
2.1kmh
40 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
28 °
ter
31 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-