Balneário Camboriú reforça ações e reduz casos de dengue em 2025

A Prefeitura de Balneário Camboriú intensificou, com a chegada do verão, as ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Saúde, por meio das diretorias de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, com foco na redução de casos e na proteção da população.

De janeiro até agora, o município contabilizou 724 casos positivos de dengue em 2025. O número representa uma redução de 89,81% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram confirmadas 7.105 infecções. No ano passado, nove mortes foram registradas em decorrência da doença. Neste ano, não houve nenhum óbito.

Segundo a Vigilância Ambiental, o resultado é reflexo do trabalho contínuo de fiscalização, eliminação de focos e orientação aos moradores. Somente em 2025, os agentes de endemias realizaram mais de 150 mil visitas em imóveis de todos os bairros, incluindo residências, prédios públicos e terrenos baldios.

Além da ampliação das vistorias, o município investiu em novos equipamentos para fortalecer as ações de campo. Foram adquiridas motos, computadores, mobiliário, uniformes, drones, estereoscópios de última geração, equipamentos de proteção individual e um novo inseticida compatível com minigerador de UBV, tornando Balneário Camboriú o primeiro município catarinense a adotar essa tecnologia.

Durante o ano, mutirões de combate ao Aedes aegypti foram realizados em bairros como Nações, Barra, São Judas, Municípios e Vila Real. As equipes também atuaram em pontos estratégicos e áreas consideradas de risco. De acordo com a prefeitura, todos os imóveis da cidade passaram por ao menos três ciclos de vistoria ao longo do ano.

O enfrentamento à dengue envolve ainda a fiscalização de terrenos, em parceria com a Secretaria de Obras, que identifica áreas com risco à saúde pública e encaminha notificações e ações de limpeza quando necessário. Paralelamente, os profissionais passam por capacitações frequentes, alinhadas às diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde.

Outra iniciativa adotada pelo município é a tecnologia Wolbachia, com a liberação de mosquitos modificados — os chamados wolbitos — que reduzem a capacidade de transmissão do vírus. O processo é acompanhado por meio de armadilhas que monitoram o nível de infestação do mosquito na cidade.

Para a alta temporada de verão, novas ações já estão em andamento, como aplicação de fumacê em obras, orientações em pontos turísticos e na rodoviária, fiscalização de imóveis de veraneio fechados e monitoramento constante das áreas com maior risco de proliferação do mosquito.

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu pouco nublado
25.6 ° C
25.6 °
24 °
63 %
4.1kmh
20 %
qua
26 °
qui
25 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
27 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp