Balneário Camboriú (SC) – A Fundação Cultural e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) deram início à elaboração de um novo Plano Municipal de Cultura (PMC), que irá direcionar as políticas culturais do município pelos próximos dez anos.
O cronograma oficial foi apresentado em reunião realizada na última terça-feira (7) e prevê uma série de etapas participativas, incluindo consultas públicas, encontros com a comunidade e adequações às diretrizes nacionais.
O PMC é um documento estratégico que organiza metas e ações culturais de curto, médio e longo prazos. Além disso, servirá como base para alinhar as políticas locais ao novo Plano Nacional de Cultura, atualmente em reformulação.
Consulta pública será feita online
Entre outubro e dezembro de 2025, será lançada uma consulta pública online, além da adaptação do plano às novas diretrizes nacionais. Já em janeiro de 2026, estará disponível um formulário digital onde moradores poderão opinar sobre o cenário cultural da cidade e sugerir propostas, metas e prioridades.
Encontrões temáticos e por bairro
O processo contará com dez eventos públicos, denominados “Encontrões”, que vão ocorrer entre janeiro e abril de 2026. Os quatro primeiros, de caráter temático, envolverão profissionais das áreas de fotografia, audiovisual, teatro, dança, literatura, artes visuais, cultura popular, música, patrimônio cultural, artesanato e cultura alimentar.
Outros seis encontros terão caráter territorial, com realização nos bairros de Balneário Camboriú. A proposta é ouvir as diferentes realidades e necessidades das comunidades locais. Também poderão ser realizados Encontros Livres, conforme a demanda de grupos e segmentos culturais.
Etapas finais e aprovação
A consolidação de todas as propostas acontecerá em maio de 2026, durante o chamado “Superencontrão”, onde será feita a sistematização das contribuições recebidas.
O texto final será encaminhado ao Conselho Municipal de Política Cultural entre junho e julho, e, após aprovação, seguirá para a prefeita Juliana Pavan e, posteriormente, será votado na Câmara de Vereadores.
Com esse novo plano, Balneário Camboriú busca fortalecer suas políticas culturais por meio de participação popular, transparência e planejamento de longo prazo, alinhado às diretrizes federais e à realidade da comunidade local.

