Naatz propõe reflexão e debate sobre eficácia de políticas públicas de proteção à mulher

O deputado Ivan Natz (PL) foi à tribuna da Alesc nesta semana levantar dúvidas em relação à eficácia das políticas públicas de proteção à mulher. Com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o parlamentar observou o aumento de feminicídios no país. Foram 3543 casos em 2020, e 3375 casos julgados naquele ano. Já em 2024, foram 10991 casos, e 8464 julgados.

“São números alarmantes que exigem uma reflexão e um debate mais ampliado sobre esta situação”, observa Naatz. “Ao que parece, as políticas públicas não têm funcionado com a eficácia que necessitam. Compreensível a boa intenção das instituições e entidades responsáveis, mas o fato é que são cada vez mais novos programas de proteção e amparo, sem novos resultados”, analisou. Dados da Secretaria de Segurança Pública de SC também indicam que em 2024, as denúncias de violência contra a mulher apresentaram um crescimento de 29,7% no Estado.

Como ponto positivo, o deputado destacou a celeridade para obtenção de medidas protetivas em favor de vítimas de violência. A demora média para a obtenção desse benefício caiu de 16 para cinco dias, entre 2020 para 2024. “Mas o número de vítimas de violência que pedem medidas protetivas dobrou”, observa o parlamentar. Foram 288 mil vítimas no primeiro ano, e 582 mil no ano passado em todo o país.

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu pouco nublado
29.4 ° C
29.4 °
28.9 °
84 %
7.2kmh
20 %
seg
31 °
ter
28 °
qua
24 °
qui
25 °
sex
26 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp