Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar os valores da antecipação do 13º salário, que começará a ser pago ainda em abril. A medida, confirmada pelo governo federal, tem como objetivo injetar recursos na economia e oferecer alívio financeiro aos beneficiários da Previdência Social.
De acordo com o calendário oficial, o pagamento será realizado em duas etapas: a primeira parcela será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda será paga entre o final de maio e o início de junho, conforme o número final do benefício.
A antecipação do abono anual, que tradicionalmente era paga apenas no segundo semestre, segue a prática adotada nos últimos anos, especialmente durante períodos de crise econômica. Em 2025, mais de 33 milhões de segurados terão direito ao valor extra, entre aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios por incapacidade temporária e auxílio-reclusão.
A consulta pode ser feita de forma simples, por meio dos canais digitais do INSS. Para verificar o valor da antecipação do 13º, o beneficiário pode acessar:
-
Meu INSS (site ou aplicativo para Android e iOS);
-
Central de Atendimento 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
É importante destacar que o valor da primeira parcela corresponde à metade do benefício mensal, sem descontos. Já na segunda parcela, poderão ser aplicados descontos de Imposto de Renda para aqueles que se enquadram na faixa de tributação.
O governo federal destaca que o objetivo da antecipação é fortalecer a renda das famílias e estimular o consumo, especialmente em um momento de recuperação econômica. Em todo o país, estima-se que o repasse do 13º injetará cerca de R$ 67 bilhões na economia brasileira.
Vale lembrar que nem todos os segurados têm direito ao 13º salário. Benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV), por exemplo, não incluem o pagamento do abono, por se tratarem de assistências sociais e não benefícios previdenciários.
Para evitar golpes, o INSS alerta os beneficiários para que consultem exclusivamente os canais oficiais e não forneçam dados pessoais a terceiros. Em caso de dúvidas, a recomendação é buscar atendimento nas agências do INSS ou pelos canais digitais.
Com a antecipação do 13º, o INSS visa não apenas auxiliar financeiramente milhões de brasileiros, mas também dinamizar setores do comércio e serviços que devem sentir os efeitos positivos da movimentação extra na economia.


