Na tarde deste domingo, 6 de abril de 2025, um grave acidente ocorreu no quilômetro 233 da BR-101, em Palhoça, Santa Catarina. Por volta das 13h30, um caminhão-tanque carregado com etanol tombou e explodiu, provocando um incêndio de grandes proporções que atingiu 22 automóveis e três carretas. Cinco pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista do caminhão e sua esposa, que sofreram queimaduras nos membros superiores e inferiores e foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pinheira.
A explosão causou pânico entre os motoristas próximos, que abandonaram seus veículos e correram para longe das chamas. A BR-101, principal corredor viário de Santa Catarina, está totalmente interditada nos dois sentidos, resultando em congestionamentos significativos: quatro quilômetros no sentido Porto Alegre (sul) e cinco quilômetros no sentido Curitiba (norte). Não há previsão para a liberação da rodovia.
Equipes do Corpo de Bombeiros de diversas cidades foram mobilizadas para conter o incêndio. Durante a operação, um veículo transportando explosivos foi removido da área de risco. As autoridades estabeleceram uma “linha de defesa” para evitar o avanço das chamas.
A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, recomenda que os motoristas evitem a região e busquem rotas alternativas. As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes
Video: CBMSC