O impasse envolvendo o terreno do Posto de Saúde Central de Balneário Camboriú, localizado na Rua 1.500, está próximo de uma solução. Nesta terça-feira (18), o superintendente do INSS na região Sul, Alberto Alegre, reuniu-se com a prefeita Juliana Pavan e o procurador-geral do município, Diego Montibeler, para discutir um acordo que permita ao município manter a posse do terreno, essencial para a rede municipal de saúde, atendendo cerca de 600 pessoas diariamente.
O INSS busca uma área para construir sua sede própria e, considerando as dimensões do terreno, foi discutida a possibilidade de coabitação entre a infraestrutura de saúde municipal e a futura sede da autarquia previdenciária. Nos próximos dias, uma equipe de engenheiros do INSS, juntamente com profissionais da prefeitura, definirá o local exato da construção e os aspectos técnicos da futura sede.
A disputa pela posse do terreno começou em 2015, quando o INSS acionou a Justiça para reaver a área cedida pelo município em 1987. Em 2022, uma decisão judicial determinou que a propriedade retornasse ao INSS, e, em dezembro de 2024, foi estabelecido um prazo de 60 dias para a desocupação do posto. Em fevereiro deste ano, durante visita à sede nacional do INSS em Brasília, a prefeita Juliana Pavan recebeu do presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, a garantia de que a unidade de saúde permaneceria no local.
O recente encontro representa um avanço significativo nas tratativas para resolver definitivamente o impasse, buscando uma solução que atenda às necessidades tanto do município quanto do INSS.

