Comissão de Saúde da ALESC aprova projeto sobre tratamento e internação de dependentes químicos

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) aprovou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 85/2022, que institui o “Programa Estadual Saúde Mental e sem Dependência Química”.

A proposta, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), visa regulamentar a internação terapêutica de pessoas com transtornos mentais e/ou dependência química, assegurando direitos como acesso ao sistema estadual de saúde, tratamento em ambiente terapêutico, garantia de sigilo de informações pessoais e assistência médica e psicológica a qualquer momento.

O projeto foi aprovado com uma emenda substitutiva global, apresentada pelo deputado Maurício Peixer (PL), que reformulou integralmente o texto original, e com uma subemenda modificativa proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Durante a apresentação de seu voto vista, Caropreso destacou que a emenda de Peixer alinhou as novas diretrizes para a atenção à saúde mental e ao tratamento de dependentes químicos às normativas federais, como a Lei nº 10.216/2001 (Lei da Reforma Psiquiátrica).

Com a aprovação na Comissão de Saúde, o projeto segue para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça da ALESC. Se aprovado em todas as comissões, será encaminhado para votação em plenário.

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nublado
22.2 ° C
22.2 °
21.7 °
89 %
1.9kmh
89 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
29 °
seg
26 °
ter
23 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp