O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira (7 de março de 2025) o relatório de balneabilidade nº 37, revelando alterações na qualidade das águas da Praia Central de Balneário Camboriú. Diferentemente do levantamento anterior, que indicava todos os pontos próprios para banho, o novo relatório aponta que três dos dez pontos monitorados na orla estão impróprios para banho.
Situação da Praia Central
Os pontos considerados impróprios para banho são:
- Pontal Norte (Ponto 01)
- Pontal Sul, em frente à Rua 4900 (Ponto 05)
- Trecho em frente à Rua 4000 (Ponto 10)
Os demais pontos monitorados permanecem próprios para banho, incluindo os trechos em frente às ruas 1001, 2000, 3000, 3500, 2500, 1400 e 51.
Balneabilidade das Praias Agrestes
Nas praias agrestes de Balneário Camboriú, a situação permanece semelhante ao relatório anterior:
-
Próprias para banho:
- Praia de Laranjeiras
- Praia do Estaleiro
- Praia do Estaleirinho
- Área principal da Praia de Taquaras
-
Imprópria para banho:
- Lagoa de Taquaras
Essas informações estão detalhadas no relatório disponível no site oficial do IMA.
Orientações aos Banhistas
O IMA recomenda evitar o banho de mar nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, pois a água pluvial pode carrear impurezas para o mar, afetando a qualidade da água. Além disso, é aconselhável evitar áreas próximas a saídas de canais e galerias pluviais. Os monitoramentos são realizados semanalmente entre outubro e março, e mensalmente entre abril e setembro. Para informações atualizadas, os banhistas podem acessar o site oficial do IMA.
Essas medidas visam garantir a segurança dos banhistas e a preservação ambiental das praias de Balneário Camboriú.