Foto: Divulgação / Udesc
Nesta semana, as instalações esportivas do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, tiveram a primeira avaliação física da história do projeto social Natação e Polo Aquático para Todos (NPA).
Mais de 200 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, foram avaliados na pista de atletismo e no Ginásio 2 da Udesc Cefid para quesitos como flexibilidade, mobilidade, resistência, força dos membros inferiores e superiores, agilidade e velocidade, além de terem as medidas antropométricas (peso e altura) registradas.
De acordo com a coordenadora do NPA, Lenise Souza, o objetivo do projeto é que as avaliações sejam frequentes, ocorrendo semestralmente, “para entender as principais necessidades de cada participante e acompanhar o desenvolvimento deles”.
“São dados importantes, pois queremos que o projeto esteja cada vez mais alinhado com a ciência. Assim, poderemos aplicar melhor a nossa metodologia com nossos alunos, focando em treinos que melhorem essas valências físicas de um modo geral, sem deixar de ter um olhar individual para cada aluno”, explica Lenise, que é mestre em Fisioterapia pela Udesc Cefid. “Na semana que vem, teremos o início das aulas e ainda faremos testes na água, como a capacidade de flutuação.”
O NPA é patrocinado pela Eletrobras e oferece aulas gratuitas em dois núcleos de Florianópolis: um nas instalações da Marinha, no Bairro Estreito, e outro na piscina semiolímpica da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em parceria com o programa de extensão Atividades Aquáticas para a Comunidade, que é coordenado pela diretora-geral do centro, professora Suzana Matheus Pereira.
Neste ano, haverá 12 turmas na Udesc Cefid, de manhã e de noite (segunda e quarta-feira / terça e quinta-feira), e seis na Marinha, de noite (segunda e quarta-feira). Confira os horários disponíveis no formulário de inscrição.
Torneios deste ano
Além das 18 turmas que se reúnem duas vezes por semana, o NPA tem três equipes de base, que treinavam três vezes por semana no ano passado e agora, em 2025, passarão a treinar cinco vezes. “Serão três treinos no Cefid, para aprimorar a natação, e dois na Marinha, para os treinos de polo”, destaca a coordenadora Lenise.
Neste ano, o núcleo pretende participar dos seguintes torneios com as equipes de base:
- Copa Sub-16 (masculino e feminino), em Santos (SP), entre 26 e 29 de junho;
- Brasileiro Sub-14 (masculino e feminino), no Rio de Janeiro (RJ), entre 21 e 24 de agosto;
- Habawaba (masculino e feminino), em Bauru (SP), entre 10 e 14 de dezembro.
“Nossas bases se dividem em sub-11 misto, sub-13 misto, sub-15 masculino e sub-15 feminino, pois, após os 14 anos, as equipes não podem mais ser mistas”, conta Lenise. Para o Habawaba, competição na qual o NPA participou pela segunda vez no ano passado, a intenção é levar equipes sub-11 e sub-13.
Além disso, a coordenadora destaca a organização do 3º Festival Internacional de Polo NPA, que será realizado em maio e reunirá equipes de base de todo o País e da América Latina.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas na página do NPA e no perfil do núcleo no Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
Fonte: Governo SC