Foto: Divulgação / CGE
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se reuniram nesta sexta-feira,14, para alinhar as ações que visam a elaboração do 2º Plano SC Governo Aberto.
Participaram o auditor Thiago Pereira de Freitas, coordenador do Programa Governo Aberto em Santa Catarina, e as professoras Karin Silva e Paula Schommer, do Grupo de Pesquisa Politeia (Udesc Esag).
“Governo Aberto é um modelo de gestão pública que busca governos mais transparentes, inovadores, acessíveis e abertos à participação social”, explica Freitas. Segundo o auditor, entre as vantagens deste modelo está o alinhamento entre governo e sociedade e, consequentemente, o aumento da confiança.
Desde 2021, Santa Catarina faz parte da Open Government Partnership (OGP), organização internacional que promove governos abertos ao redor do mundo. Atualmente, participam 75 países e 150 governos locais.
Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a aderir a OGP. Hoje, Goiás também faz parte da organização, além das Prefeituras de São Paulo, Contagem e Osasco, e da própria União (o Brasil foi co-fundador da OGP).
Sobre o Plano de Governo Aberto
Cada membro se compromete a desenvolver um plano de ação cocriado com a sociedade civil. Este Plano descreve compromissos concretos para aumentar a transparência, a responsabilização e a participação pública no governo.
Em Santa Catarina, o 1º Plano de Ação foi entregue em 2022, contemplando quatro compromissos. Saiba mais.
Fonte: Governo SC