O diretor-geral do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marino Luiz Eyerkaufer, ministrou nesta sexta-feira, 7, a palestra “Protagonismo na Educação: o papel da escola, do professor e do aluno”, no Centro de Eventos Manoel Marchetti, em Ibirama.
O encontro reuniu professores de nove cidades da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ibirama. Na quarta-feira, 5, a mesma palestra reuniu docentes de outros sete munícipios vinculados à Coordenadoria Regional de Educação de Rio do Sul.
“A Udesc Alto Vale sempre foi parceira na formação de nossos professores e esse ano já começou muito bem com a presença do professor Marino com uma excelente palestra. Tenho certeza de que juntos vamos aprimorar a educação a cada dia aqui na nossa região”, comentou a supervisora da CRE de Ibirama, Rosimeire Jacinto.
A palestra de cerca de duas horas do professor Marino Eyerkaufer abordou, por exemplo, os desafios dos professores com a inteligência artificial e a nova lei que proíbe o uso de celulares nas escolas.
“Para uma escola ser interessante é preciso que ela siga as tendências, ou seja, precisamos ser protagonistas. No caso da inteligência artificial ou você usa e anda rápido ou você não usa e sofre as consequências”, disse Eyerkaufer.
Em outro momento, Marino destacou a importância do planejamento dizendo que “a escola protagonista é aquela que tira um tempo para se planejar. Uma escola excelente é aquela que se reinventa observando as boas práticas, por exemplo”.
O diretor da Udesc Alto Vale também ressaltou durante as palestras a importância da colaboração da família na educação das crianças e a inovação nas aulas. “Em suma, precisamos encantar em sala de aula, pois nem todos compreendem da mesma forma e no mesmo tempo”, finalizou.
Assessoria de Comunicação da Udesc Alto Vale
Jornalista Thiago César Augusto
E-mail: [email protected]
Telefone: (47) 3357-8457
Fonte: Governo SC