Balneário Piçarras, no Litoral Norte, está com seu Sistema de Esgotamento Sanitário em fase de ampliação. Foto: Felipe Franco/Acervo CASAN
Com a liberação gradual para a interligação dos imóveis ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Balneário Piçarras, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) orienta moradores e veranistas sobre a importância de contar com profissionais habilitados para executar o procedimento corretamente. A lista dos profissionais qualificados está disponível no site da Companhia.
Os profissionais foram capacitados pela CASAN com o curso “Se Liga na Rede”, que garante a execução do procedimento de acordo com os padrões da Companhia. Além disso, a CASAN também iniciou já em dezembro de 2024 a notificação aos moradores aptos à interligação, por meio de mensagens na fatura de água e alertas via SMS para os números cadastrados. Após a conexão à rede coletora, o sistema antigo de fossa doméstica deverá ser desativado.
Como parte do suporte aos moradores, uma assistente social da empresa Econsult, contratada pela CASAN, fará visitas domiciliares para esclarecer dúvidas e orientar sobre o processo. Os proprietários também podem buscar informações adicionais pelo telefone 0800 643 0195.
A ampliação do sistema de esgoto ocorre entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte), abrangendo as Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, no trecho entre o mar e o Rio Piçarras, conhecidos como Bacia 5 e Bacia 6. No momento, apenas os moradores da Bacia 5 estão autorizados a iniciar as interligações. Com a conclusão das obras, o SES atenderá 3.200 unidades, elevando a cobertura de saneamento de Balneário Piçarras para 37,7%. O investimento total na ampliação da infraestrutura de esgoto é de R$ 11,6 milhões.
Informações Online
Para o recebimento semanal de informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9.
Fonte: Governo SC