Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Santa Catarina registrou um marco histórico ao ultrapassar em outubro a marca de 200 mil novas empresas constituídas em 2024. Este avanço destaca a solidez e a atratividade do Estado para novos negócios, reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação. Com o acréscimo, o Estado tem hoje 1,46 milhão de empresas ativas.
O resultado demonstra que a criação de empresas está em ritmo acelerado no Estado. Isso porque, entre janeiro e outubro de 2023, o volume de empresas constituídas foi de 194 mil. Agora, no mesmo período de 2024, chegou a 216.605. Ou seja, uma alta de 11,1%. Na comparação com 2022 o percentual é ainda maior, alta de 17,2%.
O aumento reflete o impacto das inovações do Governo de Santa Catarina, por meio da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), que tem investido em iniciativas como a transformação digital e o incentivo ao empreendedorismo jovem. Assim, essas ações têm facilitado a criação de empresas, atraindo empreendedores para explorar novas oportunidades no Estado.
“Atendendo às diretrizes do governador Jorginho Mello, a Jucesc tem investido cada vez mais em tecnologia, no uso da inteligência artificial, na capacitação dos seus servidores e no estudo constante para a implementação de medidas que acompanhem a velocidade do mercado que exige cada vez mais, um cenário menos burocrático, mas sem deixar de primar pela segurança jurídica que o cidadão catarinense anseia”, afirmou a presidente em exercício da Jucesc, Fabiana Everling.
Entre os destaques deste crescimento está a presença significativa de mulheres empreendedoras, que registraram um aumento expressivo entre as novas empresas em 2024, evidenciando o protagonismo feminino no cenário empresarial catarinense. Portanto, a expansão do número de empresas reflete diretamente na geração de empregos, fortalecendo as economias locais e promovendo um futuro de inovação e resiliência para Santa Catarina.
Maioria das empresas abertas são pequenos negócios
Do total de 216 mil empresas constituídas entre janeiro e outubro, a maioria, 161 mil (74%) são Microempreendedores Individuais (MEIs). Também foram constituídas 51 mil (24%) empresas de sociedade limitada e 3 mil (1,4%) como companhia de empresário individual, entre outras modalidades.
“Os números da constituição de empresas nos mostram que o catarinense está mais disposto a empreender, principalmente o micro e pequeno empresário. É importante salientar que este segmento conta com diversos auxílios do Governo do Estado, como o Programa Juro Zero e o Pronampe SC”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
O top 5 municípios que mais constituíram empresas tem Florianópolis na liderança com 23,5 mil CNPJs criados em 2024. Joinville está em segundo lugar com 20,1 mil empresas abertas. Em terceiro lugar aparece Blumenau, com 11,7 mil, seguida de Itajaí (11,2 mil) e São José (9,9 mil).
Balanço
2023 (jan-out): 194.889 novas empresas / 113.885 sócias mulheres
2024 (jan-out): 216.605 novas empresas / 120.263 sócias mulheres
Fonte: Governo SC