Fachada do Centro de Artes, Design e Moda – Foto: Fernanda Ferreira
Neste sábado, 9 de novembro, das 10h às 19h, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc realiza mais um Ceart Aberto à Comunidade. Gratuito e aberto ao público, o evento celebra a edição “Novembro Negro”, que irá destacar a importância da cultura e da resistência negra. A partir dessa temática, ao longo do dia, será disponibilizada à comunidade uma programação diversificada, com oficinas, apresentações, palestras, exposições e feiras. Haverá atrações para todas as idades e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Integrante da programação do Novembro Negro na Udesc, o evento inclui propostas de vencedoras dos Prêmios Nudha Ceart de Diversidades Afroindígenas, promovidos em setembro. Essas atividades contam com recursos da Emenda Parlamentar Impositiva nº 2293/2024-Alesc, de autoria do deputado estadual Marquito.
Mais que uma oportunidade para celebrar a herança cultural do povo africano, para Ana Merabe de Souza, coordenadora do Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), o dia da Consciência Negra é uma oportunidade política para refletir e lutar contra os impactos do racismo em toda a sociedade. “Neste movimento de celebração, também buscamos cobrar pela implementação de políticas públicas que diminuam a desigualdade racial e incentivem o desenvolvimento da população negra no Brasil”, diz.
Ceart Aberto à Comunidade
Esta será a última edição do Ceart Aberto à Comunidade em 2024, com o encerramento da programação anual do evento. As três anteriores abordaram temas variados: no dia 13 de abril, com o tema “Tecendo Coletivos”; em 15 de junho, com uma celebração ao Imin Matsuri, festa da imigração japonesa no Brasil; e no dia 14 de setembro, com o tema “Bem-Viver”.
O projeto Ceart Aberto à Comunidade nasceu com o objetivo de integrar universidade e sociedade por meio de atividades artísticas e culturais gratuitas – oficinas, feiras, apresentações, exposições e muito mais. Hoje o evento acontece trimestralmente, com atividades desenvolvidas pelos cinco departamentos do centro (Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música), além de receber atrações propostas pelo público externo.
Confira a programação completa nesta página.
Serviço
- O Quê: Ceart Aberto à Comunidade, edição Novembro Negro
- Quando: 9 de novembro, das 10h às 19h
- Onde: Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC
- Quanto: Evento gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Carolina Weber Dall’Agnese
E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (48) 3664-8350
Fonte: Governo SC