FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quarta-feira (30), no Plenário Deputado Osni Régis, uma sessão especial em homenagem aos 200 anos da presença da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A solenidade, proposta pelo deputado Fernando Krelling (MDB), foi acompanhada por luteranos de todo o estado.
Inspirada nas teses do monge e teólogo alemão Martim Lutero, a Igreja Luterana surgiu na Europa no século XVI e chegou ao Brasil em 1824, juntamente com os primeiros imigrantes alemães, que desembarcaram em Nova Friburgo (RJ) e posteriormente em São Leopoldo (RS). Em dois séculos, mais de 600 mil pessoas foram batizadas pela igreja em todo o Brasil.
Rômulo Adriano, presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense, disse que os primeiros luteranos chegaram a Santa Catarina há 177 anos na Colônia Santa Isabel, em Águas Mornas, na Grande Florianópolis.
“Os desafios que eles enfrentaram foram enormes”, comentou. “São 200 anos de uma rica história, de grandes realizações. Construíram-se templos, hospitais, escolas, entre tantas outras conquistas, tudo feito com muito esmero, com muito amor, para a honra e gloria de Deus.”
O 1º vice-presidente da IECLB, pastor Odair Airton Braun, agradeceu a Assembleia pela homenagem. “Este gesto de reconhecimento é motivo de honra para toda a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Esse reconhecimento reforça nossa ligação enquanto igreja, comunidades, paróquias e múltiplas instituições presentes e atuantes nas diferentes cidades deste estado”, afirmou.
O deputado Fernando Krelling agradeceu a todos que integram a IECLB, em especial àqueles que são responsáveis pelos 200 anos de história da igreja. “Essa é a sessão especial mais especial da minha vida”, comentou. “Foi na Igreja Luterana que vive os momentos mais especiais da minha vida. Ali fui batizado, fiz a confirmação, casei.”
O parlamentar também destacou a importância da igreja em momentos difíceis. Emocionado, recordou-se que foi nela que encontrou conforto há sete meses, quando seu pai faleceu. “Essa igreja solidificou famílias, reformou corações e mentes, construiu o caráter de muitos jovens e adolescentes, transformou vidas”, acrescentou.
O deputado Carlos Humberto (PL) participou da homenagem. Há 11 anos, ele se casou na Igreja Luterana em Brusque. “Sou muito grato de poder participar dessa comunidade, que nos acolheu, que é tão importante em nossas vidas e tão representativa para nós”, declarou.
A sessão especial contou ainda com a apresentação Coral da Ressurreição da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville.
Homenageados:
*Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil;
*Sínodo Norte Catarinense;
*Sínodo Vale do Itajaí;
*Sínodo Centro-Sul Catarinense;
*Comunidade Evangélica de Pirabeiraba;
*Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque;
*Colégio Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul;
*Coral da Ressurreição da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville;
*Hospital Dona Helena, de Joinville;
*Hospital e Maternidade Rio do Testo, de Pomerode;
*Lar Recanto do Sossego, de Braço do Trombudo;
*Paróquia da Paz – Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Joinville;
*Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Santa Isabel;
*Paróquia Evangélica Luterana, de Florianópolis;
*Paróquia Luterana Blumenau Centro, de Blumenau;
*Rádio União FM;
*Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau, de Blumenau;
*Joel Schlemper, pastor sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense.
Agência AL
Fonte: Agência ALESC