Parlamento recepciona visita institucional de deputada da Galícia, na Espanha

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, recepciona deputada espanhola, Paula Prado Del Río.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

“Na Galícia, as mulheres representam mais de 40% de participação na vida pública. Um partido político que não apresentar em sua nominata candidatas femininas será penalizado. Isso é impensável”, a informação foi transmitida pela deputada Paula Prado Del Río, da Galícia, na Espanha, ao presidente da Assemblei Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), na manhã desta terça-feira (29), durante a sua visita institucional ao Parlamento.

O encontro contou com a participação dos deputados Mário Motta (PSD), Napoleão Bernardes (PSD), da diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler e da professora da Udesc/Esag, Paula Chies Schommer.

A parlamentar espanhola inaugura na tarde desta terça-feira, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Alesc, o Encontro Internacional EquiGov – Equidade nos serviços públicos por meio de governos e parlamentos abertos. Na cerimônia de abertura, Paula Del Rio palestra a respeito da participação das mulheres na política espanhola e trará exemplos dessa participação em diferentes esferas do serviço público, além de relacionar a participação feminina com leis e políticas de transparência, equidade e Estado aberto.

E foi justamente para trocar experiências que ela esteve pela manhã na Sala da Presidência, onde tomou conhecimento das ações do Parlamento catarinense em prol do empoderamento das mulheres catarinenses.

O presidente Mauro De Nadal citou iniciativas impactantes para o público feminino como a criação da Procuradoria da Mulher, da Ouvidoria da Mulher e do Observatório. “Recentemente foi criada a Secretaria da Mulher. São ganhos e conquistas, mas os resultados ainda serão sentidos a médio e longo prazo”, comentou De Nadal, destacando a importância dessa troca de experiências para fortalecer e amadurecer o trabalho do Parlamento em prol das mulheres catarinenses.

Para Marlene Fengler, a Espanha é uma referência em equidade de gênero. “Nós ainda temos que evoluir, temos um caminho longo a seguir”, ponderou, destacando a importância do EquiGov. “Durante três dias, vamos falar de transparência e equidade no serviço público, buscando promover a participação das mulheres na vida pública”, afirmou.

EquiGov
Promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por meio Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag), o Encontro Internacional EquiGov é um dos resultados de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo grupo Politeia em parceria com pesquisadores de universidades de São Paulo, Colômbia, Espanha e Indonésia. O encontro encerra na quinta-feira (31), reunindo um público de mais 300 pessoas na Capital.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
21 ° C
21.1 °
20 °
95 %
2.1kmh
40 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
28 °
ter
31 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp