Fotos: Alexandre Belino
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (Conede/SC) participado do XVIII Congresso das Apaes de Santa Catarina, que acontece de 20 a 22 de outubro, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. O tema deste ano é “Pessoa com deficiência: Perspectivas contemporâneas nos diferentes ciclos de vida”.
O secretário executivo do Conede, Alexandre Belino, destaca a importância da participação do conselho no evento. “O congresso reúne todas as Apaes de Santa Catarina. É um evento importante porque as Apaes têm representação no Conede e trabalham com pessoas com deficiência então o Conede sempre participa desses eventos com os seus segmentos”.
A programação inclui apresentações culturais, palestras e apresentações em mesas redondas com assuntos relacionados às Apaes como a autonomia das pessoas com deficiência e autismo, direitos, dentre outros.
O presidente do Conede/SC, Paulo Sérgio Suldóvski, falou hoje sobre o envelhecimento da pessoa com deficiência e fala novamente nesta terça-feira, 22 de outubro, sobre a adesão do estado e dos municípios catarinenses ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Novo Viver Sem Limite, numa mesa redonda junto com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destaca que as discussões trazidas no Congresso são fundamentais e reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir os direitos das pessoas com deficiência em Santa Catarina por meio de políticas públicas. “Santa Catarina está empenhada em garantir os direitos e a inclusão de pessoas com deficiência, dando a elas oportunidades para seu desenvolvimento e autonomia”, disse.
Em Santa Catarina o Conede é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem o objetivo de promover políticas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência, que contribua para evitar a discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do estado.
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC