O Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina (Ceas/SC) promove no dia 23 de outubro uma Roda de Conversa, na modalidade virtual, com os representantes dos municípios para orientação sobre as inscrições das entidades nos conselhos municipais de Assistência Social. O público-alvo são os conselheiros municipais de Assistência social.
“A iniciativa do Conselho busca o fortalecimento da rede do Suas para que as entidades tenham sua inscrição nos conselhos municipais para que consigam o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (Cneas) e assim, realizem parcerias com os entes públicos como o Estado ou municípios ”, disse a presidente do Ceas/SC, Gabriella Dornelles.
A roda de conversa também vai abordar outros temas. Dentre eles as legislações que normatizam a inscrição das entidades nos Conselhos de Assistência Social; a importância das equipes técnicas nas entidades de Assistência Social e o Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social.
A inscrição das entidades ou organizações de Assistência Social e/ou Serviços, Programas, Projetos e Benefícios Socioassistencias nos Conselhos de Assistência Social é a autorização de funcionamento no âmbito da Política Nacional de Assistência Social.
Conselhos
Os Conselhos de Assistência Social são compostos por representantes do governo e da sociedade civil e integram o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os conselhos estão vinculados aos órgãos gestores e devem participar da formulação, avaliação, controle e fiscalização da Política de Assistência Social. São responsáveis também pela aprovação do Plano de Assistência Social, elaborado pelos órgãos gestores, pelo controle orçamentário indicado nos fundos de assistência social, pela inscrição e monitoramento das organizações de assistência social, dentre outros.
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos. Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC