FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) fez um balanço positivo das eleições municipais no estado, em entrevista coletiva na noite deste domingo (6), na sede do tribunal, em Florianópolis. Mesmo com o registro de quase 40 ocorrências policiais, o dia de votação foi considerado tranquilo.
Segundo a presidente do TRE, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, foram registradas 37 ocorrências policiais, com 12 pessoas presas e 25 autuadas. A maioria dos casos foi de boca de urna.
Com relação às urnas, o tribunal registrou problemas em 373 das 16.639 urnas usadas em todo o estado. Desse montante, 242 tiveram que ser trocadas, o que equivale a 1,4% do total. Mesmo com esses problemas, a votação foi 100% eletrônica em todos os municípios catarinenses.
“Os candidatos e dirigentes partidários, no geral, proporcionaram uma campanha pautada pelo respeito às regras e pela urbanidade, que refletiu na diminuição da judicialização eleitoral em relação a 2020”, afirmou a desembargadora. “Quero agradecer ao trabalho incessante de juízes, servidores, colaboradores, mesários, estagiários e parceiros.”
O vice-presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Civinski, também agradeceu ao trabalho desempenhado por todos os envolvidos nas eleições. “Mais uma vez, a população catarinense participou de uma eleição tranquila e segura, como deve ser a festa da democracia.”
Sem segundo turno em SC
A apuração em todo o estado foi concluída por volta das 21 horas deste domingo. Nos três municípios onde havia possibilidade de segundo turno – Blumenau, Florianópolis e Joinville – , as disputas foram encerradas já neste domingo. Dessa forma, não haverá votação no estado no dia 27 de outubro, data marcada para o segundo turno deste ano.
Agência AL
Fonte: Agência ALESC