Bombeiros militares de Santa Catarina atuam no combate às chamas no Mato Grosso 

Foto: Divulgação / CBMSC

Com terrenos íngremes e grandes áreas atingidas, a segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), enviada pelo Governo do Estado para o combate às chamas no Centro-Oeste do país, iniciou sua atuação no Mato Grosso (MT) junto à Força Nacional. Os bombeiros catarinenses se apresentaram ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, em Cuiabá, na última quarta-feira, 25.

Os 20 bombeiros foram divididos em cinco equipes e estão atuando em diferentes regiões do estado, incluindo a Chapada dos Guimarães. “Nos apresentamos ao comando local, e a estratégia adotada foi dividir nossa equipe para que possamos atuar nos locais mais críticos”, explicou o comandante da operação, capitão Douglas Thomaz Machado.

A atuação também está sendo realizada, em parceria com o CBMMT, nos municípios de Salto do Céu, Nova Mutum, Rosário Oeste e Nossa Senhora do Livramento, todas áreas amplamente atingidas. Apesar de divididas, as cinco equipes do CBMSC estão totalmente equipadas para o combate, como explica o sargento Jacques Douglas Romão: “Cada equipe conta com seu kit pickup, que é um equipamento instalado sobre a viatura, com capacidade de levar água até os incêndios florestais. Nos deslocamos em uma viatura 4×4, que possibilita um combate mais eficiente. Além disso, utilizamos mochilas costais, que nos permitem chegar o mais próximo possível do fogo, e também batedores, abafadores e motosserras, para, se necessário, realizar aceiros e evitar que o fogo se propague”, afirmou.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Em algumas regiões, além das grandes frentes de fogo, o terreno montanhoso e rochoso tem dificultado o acesso aos locais. O sargento Adriano Fabrício Boit, que está atuando na região da Chapada dos Guimarães, relatou: “As equipes enfrentaram muita dificuldade porque o fogo estava morro acima, o que dificulta bastante o deslocamento no terreno. Foi utilizada a técnica de contra-fogo, juntamente com o ataque direto em muitos locais, pois as chamas já estavam se aproximando muito da base onde estávamos. O trabalho foi muito bem executado, e hoje essa área já está contida e a situação foi resolvida.”

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Em algumas regiões, além das grandes frentes de fogo, o terreno montanhoso e rochoso tem dificultado o acesso aos locais. Segundo o sargento Adriano Fabrício Boit, que está atuando na região da Chapada dos Guimarães, “as equipes estão enfrentando muita dificuldade porque o fogo está morro acima, o que dificulta bastante o deslocamento no terreno. Então estamos utilizando a técnica de contra-fogo, juntamente com o ataque direto em muitos locais.”.

Fonte: Governo SC

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
21 ° C
21.1 °
20 °
95 %
2.1kmh
40 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
28 °
ter
31 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp