A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) está com inscrições abertas para a orientação técnica sobre a implementação de política para população em situação de rua e comitê intersetorial que acontece no dia 30 de setembro. O público-alvo são gestores e profissionais que atuam nos equipamentos que trabalham com esse público nos municípios.
A orientação acontece de forma online e será dividida em duas turmas. Às 13h30 para os municípios de grande e médio porte e às 15h30 para os municípios de pequeno porte 1 e pequeno porte 2.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, explica que com esse tipo de orientação o Governo do Estado reforça seu compromisso em oferecer um atendimento adequado e digno à população em situação de rua. “Por meio do cofinanciamento estadual já repassamos aos municípios recursos financeiros para atendimento a esse público, mas precisamos ir muito além para garantir que as pessoas em situação de rua tenham acesso às políticas públicas e todos os direitos garantidos”, afirmou.
Ela completou ainda destacando a importância do esforço conjunto entre Estado e municípios para garantir mais efetividade nas políticas públicas para essas pessoas. “Também estamos implantando o Protocolo Estadual para a População em Situação de Rua, mas a implantação nos municípios é fundamental, porque são eles que atendem lá na ponta. Da mesma forma estamos orientando sobre a criação do comitê intersetorial já que diversas áreas precisam estar envolvidas no atendimento das pessoas em situação de rua”, ressaltou.
Para incentivar os municípios, a Secretaria também lançou a cartilha Além das Ruas que está disponível no site da SAS. O material é direcionado aos municípios e traz informações e orientações para a promoção de ações coordenadas e intersetoriais, o que inclui uma minuta de lei para a criação da Política Municipal da População em Situação de Rua.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC