Autoridades, amigos, familiares e ex-colegas de trabalho compareceram ao plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (17), para prestar as últimas homenagens a Salomão Ribas Júnior, que faleceu no último domingo, aos 79 anos.
O velório do ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) aconteceu durante o período da manhã, no Plenário Deputado Osni Régis, acompanhado por uma missa de corpo presente. Na sequência, o corpo foi levado ao Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, para o sepultamento.
Falando em nome do Parlamento estadual, o deputado Mário Motta (PSD) destacou a passagem de Salomão Ribas Júnior pela Casa, em que atuou durante a 10ª e a 12ª legislaturas, integrando a Assembleia Constituinte de 1989 e presidindo a Comissão de Sistematização.
“Tenho este privilégio de estar aqui neste momento e peço humildemente licença aos demais 39 deputados para, em nome deles, prestar esta singela homenagem à grandiosidade de um ex-deputado e, por certamente, um catarinense e um brasileiro que orgulha a todos.”
Motta também observou que recentemente, no dia 23 de agosto, a Alesc prestou homenagem a Ribas, pelo impulso dado à campanha de caráter educativo “O que você tem a ver com a corrupção?”, idealizada pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Affonso Ghizzo Neto.
“É maravilhoso que possamos ter feito esta última homenagem a ele em vida, aqui neste mesmo plenário, em uma sessão em que fui convocado a presidir.”
O presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus de Nadal, falou sobre a personalidade “afável, generosa e conciliadora” de Ribas Júnior e de como este sempre buscou garantir o interesse público em suas ações no tribunal.
De acordo com Nadal, o nome de Salomão Ribas Júnior ficará sempre marcado pelo legado de “liderança e inovação” que proporcionou o TCE, como nos acordos de integração firmados com órgãos congêneres da União Europeia e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
“Então, a ele a nossa gratidão, o nosso reconhecimento e o nosso aplauso, pelo homem público que desempenhou suas funções desta forma extremamente destacada.”
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Neto, destacou as realizações de Salomão Ribas Júnior, como radialista, acadêmico, escritor e servidor público, observando que seu nome ficará registrado na história de Santa Catarina, sobretudo pelo ímpeto em estimular o “diálogo e o consenso” entre os poderes públicos.
“Pessoas como o conselheiro Salomão foram fundamentais na construção desse processo. E esse é o legado que ele deixa, essa é a memória que nós vamos ter temos que valorizar e prestigiar.”
O senador Esperidião Amin, por sua vez, qualificou Salomão Ribas Júnior como um homem de “competências múltiplas”, que o auxiliou durante o período em que governou o estado, atuando como secretário da Cultura, Esporte e Turismo. Ele disse ainda que o tinha como amigo pessoal e que o seu falecimento está sendo sentido também por sua esposa e filho.
“Acima de tudo, fomos parceiros em muitos sonhos e procuramos muitos objetivos em comum. Por isso, ao reverenciar a sua memória, eu tenho orgulho e participo desse momento de tristeza com a sua família, apresentando a minha solidariedade, a solidariedade da Ângela e do João Antônio. Nós todos fomos e somos seus amigos, e seremos sempre seus admiradores.”
Por fim, o lado pessoal e familiar de Salomão Ribas Júnior foi ressaltado pelo seu filho, Ricardo Ribas.
“Tão importante quanto sua grandeza, era a sua humildade e bondade. Meu pai era cristão católico, um pouco espírita, e completamente solidário. Um espírito livre de preconceitos, que nunca usou seu poder para cometer o mal ou perseguir alguém. Nunca. Só construía, só enaltecia as pessoas, só ajudava todo mundo.”
Trajetória
Nascido no município de Caçador, em 24 de abril de 1945, Salomão Ribas Júnior atuou como deputado estadual em duas ocasiões (1983-1987 e 1987-1991), nas quais integrou a Assembleia Constituinte de 1989 e presidiu a Comissão de Sistematização.
Ainda no setor público, exerceu outras importantes funções: foi secretário de Estado da Educação, secretário para Assuntos da Casa Civil, Consultor Geral do Estado e vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc).
Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), área na qual também concluiu um Doutorado, na Universidade de Salamanca (Espanha), Salomão Ribas Júnior é autor de diversas obras, que abordam temas como educação, contas públicas, ética e corrupção no âmbito governamental.
Foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa e do Instituto de Direito Administrativo do Estado de Santa Catarina (Idasc).
Também foi eleito para integrar a Academia Catarinense de Letras, tendo sido presidente da entidade de 2014 a 2018, e de 2022 a 2023.
Agência AL
Fonte: Agência ALESC