Foto: Caroline Stinghen
O trecho estadualizado da BR-280 – uma extensão de 8,9 quilômetros – foi transformado num verdadeiro canteiro de obras, assim como outras regiões de Santa Catarina. É o Programa Estrada Boa, o maior da história rodoviária catarinense, levando segurança, desenvolvimento e conforto à população.
O Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo mais de R$ 60 milhões neste segmento rodoviário. Somente na nova ponte, os investimentos ultrapassam os R$ 9 milhões (veja detalhes abaixo).
Uma das sete obras importantes naquela região é a duplicação da Ponte do Portal, que liga os municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Recentemente, a parte inferior do viaduto do Guamiranga – outra obra fundamental para desafogar o trânsito de bairros importantes – foi liberado para o tráfego de veículos.
Obras na reta final
As obras da Ponte do Portal entraram na fase final. Conforme a engenheira Débora Manukian Patti, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, o estágio dos serviços que vêm sendo executados já tem a laje concretada.
Os trabalhos agora estão focados nas obras complementares, que incluem a colocação das muretas de separação de pistas e do passeio compartilhado (pedestres e ciclistas), preparação de drenagem e acessos laterais, e das alças de retorno no sentido Guaramirim-Jaraguá.
A engenheira vistoriou a obra essa semana, acompanhada de lideranças empresariais ligadas à Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJs). Ela informou, ainda, que em breve a estrutura poderá receber a pavimentação asfáltica, já em caráter definitivo.
“É possível que o trânsito já seja liberado me outubro,” explica o secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), designado, Vissilar Pretto.
Francisco Tavares, vice-presidente de Articulação Institucional da Acijs, destacou o empenho do Governo do Estado e da Secretaria da Infraestrutura em concluir a obra dentro do cronograma previsto. A entidade, inclusive, fez a indicação para que a ponte receba a denominação em homenagem ao empresário Eduardo Ferreira Horn, ex-presidente da Acijs e liderança com papel relevante na comunidade.
*Com informações da ACIJS
Fonte: Governo SC