Foto: Divulgação/Badesc
A Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) marcou presença no Agile Trends, a principal conferência ágil voltada para o Setor Público, que encerra nesta quinta-feira, 22 de agosto, em Brasília. O evento reúne gestores, especialistas e profissionais de instituições de todo o Brasil para discutir as últimas tendências em gestão e metodologias ágeis, com um foco especial em iniciativas que estão transformando o setor público e gerando impactos significativos na sociedade.
A diretora Financeira, Luana Pedron Sobral, e a assessora de Projetos, Denise Bendo Demétrio Bastos, ministraram a palestra intitulada “Indicadores x Gestão Estratégica do Escritório de Projetos do Badesc”. Foram destacados os desafios e as soluções implementadas pela instituição na estruturação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), uma iniciativa que tem gerado resultados expressivos.
Durante a palestra, as representantes do Badesc compartilharam a trajetória da instituição na construção do EGP, iniciada com a identificação de problemas críticos, como a falta de clareza sobre os projetos em andamento e a ausência de responsabilidade. A solução foi a criação de um EGP capaz de alinhar as demandas das áreas de negócio com as capacidades de execução das equipes.
Os resultados apresentados evidenciam a efetividade da estratégia adotada pelo Badesc. Desde a criação do EGP, a instituição experimentou um aumento de 340% no número de projetos iniciados, uma otimização de 200% na quantidade média de projetos gerenciados por cada Gerente de Projetos (GP) e uma redução de 42% no tempo médio de entrega dos projetos. Além disso, a criação de um painel de indicadores permitiu à gestão monitorar, em tempo real, a saúde dos projetos em termos de custo, prazo e execução, garantindo ações preventivas para manter o alinhamento com os objetivos estratégicos.
“Os indicadores que desenvolvemos nos proporcionam uma visão clara do desempenho dos nossos projetos. Hoje, 86% dos projetos são entregues dentro do prazo inicialmente planejado, e 83% são executados conforme o cronograma, agregando valor contínuo ao negócio. Isso só foi possível graças à metodologia ágil adotada e à estruturação eficiente do nosso EGP”, destacou Luana.
O Agile Trends se consolidou como um espaço privilegiado para a troca de experiências e aprendizado sobre práticas ágeis aplicadas ao setor público. Esta é a segunda vez que o Badesc participa com apresentação de case, o que reforça o compromisso da instituição com a inovação e a excelência na gestão de projetos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.
Mais informações para a imprensa
Jaque Bassetto
Assessoria de Comunicação do Badesc
[email protected]
Fonte: Governo SC