Foto: Helena Marquardt/ SAS
Representantes da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se reuniram na tarde desta quinta-feira, 22, para discutir parcerias que possibilitem a ampliação de projetos comunitários da corporação que beneficiam desde crianças até idosos, muitos em situação de vulnerabilidade social.
Na reunião, o comandante geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos, apresentou os projetos realizados atualmente em algumas cidades do estado como o Golfinho, Bombeiro Mirim, Praia Acessível e Bombeiro Sênior e destacou que eles já atingiram milhares de pessoas, mas que podem ser ampliados. “Nós temos na corporação um vasto portfólio de programas sociais e comunitários que nos permite atuar de maneira muito próxima à comunidade e atinge os mais diversos públicos, das crianças aos idosos. Essa abordagem educativa, com cursos e capacitações para o cidadão, é também uma das missões do Corpo de Bombeiros Militar, tal como diz o lema do Bombeiro Mirim: Educar para Prevenir, Prevenir para Salvar. Então, o nosso objetivo é que, cada vez mais, esses programas e projetos ganhem corpo e alcancem mais pessoas em todos os cantos do estado, afirmou.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, elogiou o trabalho realizado pelos Bombeiros e enfatizou que ações comunitárias como essas refletem em toda a sociedade. “A criança que está em vulnerabilidade e inicia no projeto dos bombeiros passa a ter um outro olhar para seu futuro, da mesma forma um idoso que muitas vezes vive na solidão, se sente parte importante da sociedade, então ampliar esses projetos”, disse.
No encontro a secretária também explicou como os bombeiros podem cadastrar projetos no Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e Fundo Estadual do Idoso (FEI) e receber recursos para financiar essas iniciativas para um maior número de catarinenses.
Jornalista Helena Marquardt
(Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC