- PUBLICIDADE GOOGLE-

Simpósio Catarinense de Urgência e Emergência reúne 400 profissionais da saúde

Foto: Divulgação/ SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta terça e quarta-feira, 16 e 17, o I Simpósio Catarinense de Urgência e Emergência. O evento reuniu cerca de 250 profissionais de diversas áreas da saúde de forma presencial e 150 virtualmente, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Palhoça.

Continua após o anúncio

O objetivo do simpósio foi compartilhar conhecimento, discutir melhores práticas para vencer os desafios e promover avanços significativos nas emergências clínicas pré e intra-hospitalar. Além disso, visa aproximar profissionais do atendimento pré-hospitalar móvel aos das emergências hospitalares, e divulgar ao público acadêmico as atividades do Núcleo de Educação em Urgência da SES.

“Considero o evento uma ótima oportunidade para se aperfeiçoar, questionar, tirar todas as dúvidas e buscar cada vez mais informações. Os profissionais que estão palestrando, além do conhecimento tem muita experiência na função e sabem orientar o que fazer em cada caso. Precisamos estar preparados para enfrentar as dificuldades do trabalho e ter as atribuições bem definidas para atender as demandas com melhor desempenho”, declara a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Continua após o anuncio

A emergência clínica é uma situação que exige intervenção imediata para salvar vidas ou evitar danos graves à saúde. Para Juliana Guaresi, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) e organizadora do evento, é fundamental investir na capacitação e no aprimoramento técnico para garantir o atendimento eficiente e de qualidade aos pacientes.

“Lidar com emergência clínica é um desafio constante. Por isso, abordamos no simpósio temas que estão presentes no cotidiano dos profissionais, tais como, dor torácica, do pré ao intra-hospitalar, papel da rede de urgência e emergência frente à dengue, a ventilação mecânica e a via aérea difícil fisiológica, entre outros assuntos”, avalia Juliana.

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Mário Zunino, médico intervencionista e palestrante, abordou um dos assuntos mais corriqueiros do atendimento da urgência: a parada cardiorrespiratória. “Destaquei como funciona o atendimento desta ocorrência e a importância dos profissionais que participam dela. Outro tema muito importante apresentado foi sobre as vias aéreas, e os cuidados que as equipes precisam ter quando vão entubar um paciente grave, bem como o conhecimento necessário para amenizar as complicações que possam ocorrer”, disse.

“A iniciativa do NEU em realizar o evento fortalece o elo entre o Pré-Hospitalar e o Intra-Hospitalar, aproximando os profissionais para discussão de temas voltados ao manejo e tratamento das urgências clínicas”, ressalta Marcos Antonio Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da SES.  O profissional considera que a troca de experiências é essencial e se consolida em nosso estado como uma ferramenta de aprimoramento técnico científico, tendo em vista a relevância do conteúdo programático, bem como o elevado grau de qualificação do corpo docente que está participando.

Mais informações para a imprensa:
Daniela Mello
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
[email protected]
www.saude.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais