- PUBLICIDADE GOOGLE-

Cerca de 2 mil pessoas visitaram os espaços expositivos do 16º Salão de Artes de Itajaí

O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí encerrou no último sábado (13) com a Feira de Artes Visuais na Praça Arno Bauer, que contou com 40 expositores e o show da banda de rock itajaiense “Os Extintos”. O evento iniciou em 15 de março e durante um mês contemplou uma série de atividades gratuitas, com o registro de cerca de 2 mil visitantes nos espaços expositivos que sediaram os trabalhos artísticos selecionados.

A programação previu a exposição dos trabalhos de artistas de diferentes regiões do Brasil, com mediação, oficinas, rodas de conversa, fórum de artes visuais, formação para docentes e diálogos com convidados especiais.

Continua após o anúncio

Autores das obras selecionadas nesta edição do evento vieram a Itajaí e participaram do Café com Artistas, oportunidade em que socializaram informações sobre suas pesquisas, contextos e processos artísticos. A comissão curatorial deste Salão foi composta por artistas locais e convidadas externas com trajetórias expressivas no segmento.

Também se formou um grupo de mediação que foi preparado para acompanhar as visitas, sob o olhar do educativo e com acessibilidade a todos. No total, aproximadamente 30 profissionais atuaram nas atividades durante o período do evento, entre o planejamento, execução, curadoria, comunicação, técnica, montagem e desmontagem, acessibilidade e libras, entre outras funções.

Continua após o anuncio

O período expositivo do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí ocorreu de 15 de março a 13 de abril de 2024, em equipamentos culturais da cidade, foram eles: a Casa da Cultura Dide Brandão, a Galeria de Arte da Univali no Campus Itajaí e o Museu Histórico. Durante esse período, os espaços receberam visitas de grupos, com mediações acessíveis a pessoas de todas as idades, o que proporcionou uma experiência enriquecedora a todos, grupos da educação básica – pública e particular, da graduação, de entidades, além das visitações espontâneas.

O diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí, Vanderlei Lazzarotti, ressalta que o Salão de Artes de Itajaí possui mais de 30 anos de história, um dos mais antigos ainda em atividade continuada no Estado. Para ele, o evento destaca a cidade e região no mapa nacional das artes visuais, além de promover a circulação, difusão e projeção de talentos.

Continua após o anúncio

“Esta edição foi muito especial, pois tivemos espaços de diálogo e formação entre artistas locais, nacionais, de diferentes gerações. Também percebemos a interação com a comunidade, a partir da perspectiva da mediação nas visitações que alcançaram um número bastante expressivo. Destacamos trabalhos de várias regiões do país e homenageamos Agê Pinheiro, artista itajaiense que nos deixou um legado tão importante”, comenta Lazzarotti.

Visitação na Sala Especial Agê Pinheiro segue até julho

A Sala Especial Agê Pinheiro, anexa ao Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí, seguirá com trabalhos em exposição até o dia 12 de julho. Obras do artista, falecido em 2023, compõem a mostra. O seu trabalho coloca em destaque tradições folclóricas, o contexto cultural da cidade e cenas do cotidiano.

O Museu Histórico de Itajaí, localizado na rua Hercílio Luz, nº 682, no Centro, abre de terça a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, sem fechar para almoço. No sábado, a unidade segue aberta para visitação das 9h às 13h.
______________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural de Itajaí – [email protected]

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais