- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saúde de Camboriú realiza reunião sobre o protocolo de atendimento de pessoas com autismo e deficiência intelectual

Atividade também contou com uma capacitação sobre duas escalas de rastreio para o autismo

A Secretaria de Saúde de Camboriú promoveu uma reunião de alinhamento entre os médicos que atuam no município e a Equipe Multidisciplinar. O foco do encontro foi abordar o protocolo de atendimento de pessoas com autismo e deficiência intelectual. A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28, no auditório da Secretaria de Saúde de Camboriú. A reunião teve o objetivo de repassar a implantação do protocolo de acesso aos novos serviços que serão conveniados à APAE e AMA.

Continua após o anúncio

Mediaram a reunião a fonoaudióloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Karina de Souza, e a representante do Departamento de Regulação, Alexandra Corrêa. Além da apresentação do protocolo, foi realizada uma capacitação referente a duas escalas de rastreio para o autismo: a M-CHAT e a Escala ABC. Elas podem ser aplicadas tanto por médicos quanto por profissionais que integram a equipe multidisciplinar.

A M-CHAT é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas com objetivo de identificar traços de autismo em crianças de idade precoce. Essa escala consiste em 23 questões do tipo “sim” e “não”. Já a Escala ABC pode ser aplicada a partir dos 18 meses de idade até a vida adulta, permitindo uma descrição detalhada de diversas características comportamentais de cada pessoa. Ela é composta de um questionário de 57 itens.

Continua após o anuncio

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua após o anúncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais