- PUBLICIDADE GOOGLE-

Centro de Referência em Tecnologia Assistiva qualifica atendimento oferecido a estudantes da Educação Especial em Santa Catarina

Fotos: Ricardo Trida/Secom

A Educação Especial em Santa Catarina é referência nacional pelo atendimento humanizado e inovador. Um exemplo disso é o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA), da Fundação Catarinense de Educação Especial, também chamado de “Espaço Maker”, onde são desenvolvidas formas de reabilitação para a educação do estudante, oferecendo novas formas de lecionar para todos os professores que desejam a assistência da Fundação. No espaço, são oferecidas diversas atividades em diferentes ambientes.

Continua após o anúncio

A coordenadora do Espaço Maker, Ana Carolina Rodrigues Savall, explica como a entrega de um atendimento humanizado e personalizado demonstra a atenção da FCEE com qualquer profissional que atua na Educação Especial e deseja aprimorar a sua forma de lecionar. “O solicitante pode vir até o nosso Espaço para além de conhecer nossas estruturas, também acompanhar de perto o que está sendo construído. Damos a possibilidade de escolher desde o material que será usado, até a cor do aparelho”.

No Setor Tecnológico do Espaço Maker, são feitos materiais digitalizados e impressos, dando o suporte necessário para o professor que quer qualificar o aprendizado do aluno. Já o Setor Artesanal, com materiais pensados para contribuir com a sustentabilidade, é uma alternativa para os professores que não possuem muitos recursos, e que também desejam aprimorar suas entregas ao estudante.

Continua após o anuncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Aproveitando o espaço e aprendendo novas formas de lecionar, a professora da APAE de Apiúna, Vilma Fritz, foi até o espaço para adquirir novos conhecimentos e repassar para os demais professores da sua rede de ensino. A professora também comenta a importância dessa atenção à Educação Especial, dando oportunidades para todos. “Com os materiais de baixo custo, iremos construir novas formas de ensino para os alunos que necessitam, abrindo nossas aulas para todos”.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A professora Juliana de Almeida Freitas, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), destaca a qualidade do curso da FCEE e a disponibilidade para todos os profissionais. “Vim aqui para qualificar cada vez mais o meu trabalho, porque quando o assunto é educação especial, a Fundação é uma referência.

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Investimentos na Educação Especial

Em 2023, foram repassados mais de R$ 244 milhões para as 244 instituições conveniadas. Os repasses incluem os valores do Modelo de Repasse Direto (MRD), para contratação direta de professores e demais profissionais necessários, havendo a manutenção das atividades técnico-pedagógicas. Além dos repasses, a FCEE ainda mantém o programa de cedência de professores, que em 2023 chegou a cerca de 2.400 professores, entre efetivos e temporários, cedidos para atuação nas instituições.

Recentemente, em mais uma ação de valorização da Educação Especial de Santa Catarina, o Governo do Estado lançou o programa Gente Especial. Por meio de Decreto assinado pelo governador Jorginho Mello, serão regularizados os repasses às instituições, reduzindo os entraves burocráticos e facilitando o recebimento dos recursos voltados para o atendimento educacional especializado em Santa Catarina.

Mais informações:
Jornalista: João Eduardo Cardoso Pinheiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
(48) 99919-1671
e-mail: [email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais