- PUBLICIDADE GOOGLE-

Padre Pedro propõe a inclusão de morangos na merenda escolar

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Continua após o anúncio

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) apresentou o Projeto de Lei 129/2023 para incluir o morango produzido em Santa Catarina no cardápio da merenda escolar da rede estadual de educação básica. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (29) na Comissão de Agricultura, e agora será encaminhada para a Comissão de Educação.

Segundo o deputado, a produção de morangos é uma atividade típica de pequenos agricultores e se destaca por contribuir para a geração de renda, emprego e fixação dos trabalhadores e trabalhadoras no meio rural.

Continua após o anuncio

“Este debate foi construído em várias regiões do Estado. A cultura do morango é cultivada por famílias da agricultura familiar e camponesa em praticamente todas as regiões. O município de Rancho Queimado, no Distrito de Taquaras, é o maior produtor, mas em todas as regiões a produção é significativa.”

Segundo a Epagri, no Planalto Norte a produção se dá com 15% dos estabelecimentos, o Planalto Sul com 10% e o Alto Vale do Rio do Peixe com 9%. O Litoral Sul tem 7% e o Litoral Norte 3%. O Alto Vale do Itajaí tem 7%, e no Extremo Oeste representa 4%, com o Oeste 3% e o Meio-Oeste 2%.

Continua após o anúncio

Padre Pedro salientou que o morango se destaca pela qualidade e propriedades. “Quando pensamos em incluí-lo no cardápio da merenda escolar é porque pensamos também nos benefícios dessa alimentação para os jovens estudantes.”

O parlamentar afirmou que o morango é um alimento de baixo valor calórico, 36 calorias por porção, considerando que uma porção equivale a 120g do produto.

“Por ser uma fruta rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6, além de minerais como o cálcio, o ferro, potássio, selênio e magnésio é uma fonte de flavonóides, importante bioativo presente em alimentos de origem vegetal, que atua como antioxidante para o organismo.”

Padre Pedro acrescentou também que por conter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias o morango pode estar associado à diminuição de riscos de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 [email protected]
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais