- PUBLICIDADE GOOGLE-

Evento internacional de xadrez inicia nesta sexta-feira em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Criciúma começou a receber os 134 enxadristas que, a partir desta sexta-feira (12), disputarão a 2ª edição do Criciúma Chess Open. A cerimônia de abertura do evento ocorre às 18h30, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A competição segue até a próxima quinta-feira (18). O evento conta com a organização da Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Municipal de Esporte (FME), Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) e da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), além da chancela da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
Conforme o coordenador de xadrez da FME de Criciúma, Claudionor Pirola, o torneio reunirá atletas da Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Israel, Itália, Paraguai, Uruguai, Venezuela, entre outros países. Entre os brasileiros, haverá representantes de Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
“Profissionais e amadores vão se desafias nos tabuleiros de xadrez nas duas categorias. O evento marcará o início do circuito de torneios internacionais de xadrez no Brasil para a temporada de 2024. Deixamos o convite para que todos acompanhem as disputas que prometem ser emocionantes e de alto nível”, convidou o coordenador. “Com imenso prazer, iniciamos os eventos de 2024 com uma competição internacional de alto nível. Estamos ansiosos para acompanhar e ver o quanto a modalidade de xadrez tem ganhado destaque, não apenas no município, mas também a nível mundial”, elencou o presidente da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoki Neto.
Sobre o 2º Criciúma Chess Open
O 2º Criciúma Chess Open será dividido em duas categorias: A1700, destinada a jogadores profissionais com classificação acima de 1,7 mil pontos, e Sub-1800, dedicada a jogadores amadores com menos de 1,8 mil pontos de rating FIDE. A competição proporcionará aos atletas a oportunidade de competirem em um ambiente de alta qualidade e será um meio para movimentação de rating junto à FIDE e CBX, possibilitando a obtenção de Normas de Xadrez como WGM, MI e WMI. Haverá nove rodadas, com ritmo de 1h30 + 30 segundos de acréscimo por lance para cada jogador.
Turismo e competições
Os participantes do campeonato terão, ainda, a chance de explorar a cultura, história e os pontos turísticos de Criciúma. Durante a semana, serão organizadas visitas guiadas ao Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² e ao Mirante Realdo Santos Guglielmi, no Morro Cechinel, além de um tour pela Mina de Visitação Octávio Fontana, proporcionando aos atletas visitantes uma experiência única.
Confira a programação do 2º Criciúma Chess Open:
Sexta-feira (12)
18h30 – Abertura oficial
19h – 1ª Rodada
Sábado (13/01)
13h30 – 2ª Rodada
19h30 – 3ª Rodada
Domingo (14/01)
13h30 – 4ª Rodada
19h – Criciúma Blitz 2024
Segunda-feira (15/01)
9h – Visita ao Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² e ao Mirante Realdo Santos Guglielmi
16h – 5ª Rodada
Terça-feira (16/01)
13h30 – 6ª Rodada
19h30 – 7ª Rodada
Quarta-feira (17/01)
09h – Visita à Mina de Visitação Octávio Fontana
16h – 8ª Rodada
Quinta-feira (18/01)
09h30 – 9ª Rodada
14h – Premiação

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua após o anúncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais