Estado anuncia continuidade de ações para fortalecer a economia em municípios com baixo IDH

O Governo de Santa Catarina pretende continuar com ações para fortalecer a economia nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, em reunião do Instituto DEL nesta quinta-feira, 14.

O encontro contou com a participação de representantes da Sicos, o secretário, Silvio Dreveck, o secretário adjunto, Jonianderson Menezes, o diretor de Indústria, Anderson Anthony Linzmeyer, o diretor de Comércio e Serviços, César Winck e o consultor jurídico, Leonardo Branco. Os consultores do Instituto DEL apresentaram os resultados e ações que já foram desenvolvidas em todos os municípios em anos anteriores por meio da metodologia DEL, da Facisc.

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

As ações deverão ser focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce. Para o secretário Silvio Drevek, o Governo precisa desenvolver de forma sustentável os municípios que precisam ter mais qualidade de vida no estado.  “No saneamento básico, por exemplo, temos muito a melhorar, precisamos ainda buscar cuidar de necessidades básicas em muitos municípios catarinenses. É de se admirar que um estado como o nosso ainda tenha essa deficiência”, lamenta. 

Dreveck ainda explica que a melhor inclusão social é dar oportunidade de trabalho. “Os municípios com IDH baixo precisam atrair novos investimentos e empresas e com isso gerar mais empregos e renda. Vamos continuar com esse trabalho que é super importante para diminuir essa diferença que é tão gritante em Santa Catarina”, conclui. 

Continua após o anuncio 4 p

Em fevereiro, a Sicos, a Facisc e o Instituto DEL vão fazer um encontro para discutir projetos que podem ajudar a elevar seus índices socioeconômicos. 

Programa Del

O Programa Del é uma iniciativa do Instituto Del e da Facisc que tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios, por meio de estruturação da governança em coletivos sociais a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos munícipes.

Em 2011, a Facisc implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por um programa de desenvolvimento econômico local sustentável.

O programa se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, o conceito de desenvolvimento sustentável com prazo estabelecido para esse fim.

Texto: Pablo Mingoti

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio:

PATROCINADO
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
22.1 ° C
22.2 °
21.2 °
87 %
4.6kmh
75 %
seg
22 °
ter
22 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
24 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-