Com 10 telas que aliam fotografias, bordados, costura e técnicas mistas, a mostra “Anatomia da ausência”, da artista plástica Roseli Sartori, encerra o ciclo de exposições de 2023 da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho. A atração está aberta ao público até o dia 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Como define o jornalista e curador, Gleber Pieniz, entre silhuetas e linhas, a Anatomia da ausência é um convite para que o espectador reflita sobre suas próprias lacunas de memórias. “Seja através de livros de artistas ou de trabalhos de técnica mista em que alia colagens, bordados e costuras, nessa mostra a artista apresenta as lacunas de sentido, de identidade e de memória afetiva nas fotografias de seus antepassados.”
Imediata identificação
A artista visual de Joinville mostra trabalhos diversificados em diferentes técnicas, aplicando fotografia sobre tecido, bordado e costura, tendo como pano de fundo um vasto arquivo de imagens, composto por autorretratos e álbuns de família.
“A maioria das pessoas que visita a nossa exposição logo se identifica, porque todo mundo tem em casa esse tipo de memória afetiva: um álbum de família, um quadro estampado na parede em preto e branco, enfim são as nossas memórias. Por isso, acontece essa identificação imediata”, observa a artista, que destaca que hoje as fotografias em papel deram espaço à digital.
Além de artista plástica, Roseli Sartori é fotógrafa, produtora e ministrante de cursos pelo Estado. Membro da diretoria da Associação de Artistas Plásticos de Joinville, entre os cursos ministrados por ela estão “ A História da Arte”, na Casa da Cultura e “Fotografia”, na Escola Belas Artes, ambos em Joinville. Entre as exposições coletivas que participou destacam-se “ Preto e Branco”, Fotogênese, Conexões FAAPSC, Frente às regras, entre outras mostras pelo Estado.
Serviço
O quê: Anatomia da ausência
Onde: Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, até o dia 20 de dezembro
Agência AL
Fonte: Agência ALESC