Profissionais de saúde do Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, participaram das ações de encerramento do Projeto “Proadi SUS – Saúde em Nossas Mãos”, que ocorreu nesta quarta (06) e quinta-feira (07), em Brasília. O Hospital Ruth Cardoso foi selecionado no ano de 2021 para participar deste projeto do Ministério da Saúde que tem como objetivo a redução de infecções nos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto que utilizam dispositivos invasivos, mas necessários para o tratamento.
Para participar do projeto, o Ruth Cardoso recebeu a consultoria assistencial do Hospital Moinhos de Vento e a consultoria de custeio do Hospital Israelita Albert Einstein. Com a implementação dos processos orientados pelo projeto, a equipe do Ruth Cardoso conseguiu zerar as Infecções do Trato Urinário (ITU) e reduzir consideravelmente as Infecções de Corrente Sanguínea e Pneumonia Associada à Ventilação (PAV) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.
Na quarta-feira, os profissionais discutiram as práticas para a manutenção dos resultados obtidos neste projeto. Já nesta quinta-feira, ocorreu o encerramento do projeto com a apresentação dos resultados de redução das infecções nas UTI’s e sobre a economicidade que o projeto trouxe com essas reduções.
A UTI Adulto do Hospital Ruth Cardoso é composta por 10 leitos, que atendem munícipes e moradores de outras cidades. A área é composta por uma equipe multidisciplinar, contando com 15 médicos e cerca de 40 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e dentistas.
Sobre o projeto
O Saúde em Nossas Mãos espera reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar, além de disseminar o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. A longo prazo, a expectativa é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente.
____________________
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Camili GuckertFoto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

