A Secretaria de Educação de Itajaí realizou, na tarde desta quinta-feira (30), a entrega dos portfólios com os resultados obtidos pelo programa da Educação Socioemocional ao longo de 2023. O evento foi no Hotel Sandri, no bairro Fazenda, e reuniu diretores, professores, alguns alunos e familiares. A entrega anual dos portfólios é uma forma de apresentar um balanço dos trabalhos desenvolvidos pelo programa.
“Os resultados positivos que conquistamos a cada ano são frutos do trabalho de todos os envolvidos e estão relacionados diretamente com os nossos professores e diretores, que fazem o programa acontecer nas nossas unidades de ensino com empatia e resoluções de problemas. A cada um de vocês, o nosso eterno agradecimento”, ressalta a coordenadora da Educação Socioemocional, Kátia Teixeira.
A professora do CEI Lausimar Laus, Elisângela da Silva Soares, recebeu uma homenagem, em nome de todos os 540 professores aplicadores do programa. O evento contou ainda com a presença do professor Corujão e da Mila, personagens já bastante conhecidos dos livros da Educação Socioemocional, e também com a apresentação “Sementes do Amanhã”, realizada pelas crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Zilda Arns.
Resultados obtidos em 2023
Diferente dos outros anos, desta vez o portfólio analisou os resultados obtidos em cada uma das ações realizadas ao longo de 2023 pela Educação Socioemocional. Na capacitação dos professores, 92% avaliaram que o programa é bom ou ótimo; na realização do 2º congresso Socioemocional, 97% dos 4 mil presentes aprovaram o programa; na palestra com Viviane Mosé, sobre Cultura de Paz, 99% classificaram como boa ou ótima a iniciativa e no 3º encontro das famílias, 100% dos pais ou responsáveis, indicaram como importante a abordagem da temática nas unidades de ensino.
“O portfólio também traz depoimentos dos professores aplicadores do programa, que estiveram conosco ao longo de mais este ano. Hoje entregamos uma cópia do material para a prefeitura de Itajaí, que continua acreditando no nosso trabalho e, posteriormente, os portfólios seguirão para a secretaria de educação e para as unidades de ensino”, destacou Frank Boniek, Consultor da Inteligência Educacional.
Sobre o programa
O programa Educação Socioemocional foi implantado em Itajaí em março de 2017 e em 2023 contou com o envolvimento de 540 professores, 112 gestores escolares e cerca de 30 mil alunos de 92 unidades de ensino da Rede Municipal. O programa traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar, dentre eles destacam-se a diminuição de casos de violência nas escolas, diminuição do número de licenças médicas dos professores e a redução do número de casos de bullying no contexto escolar e familiar.
“Antes mesmo da competência socioemocional ser exigida pela Base Nacional Comum Curricular, Itajaí já saiu a frente com a implantação desse programa e a cada ano que passa, temos ainda mais certeza da necessidade de darmos continuidade à gestão das emoções de toda comunidade escolar”, ressaltou o vice-prefeito, Marcelo Sodré.
O programa tem servido de modelo para muitas outras cidades da região, do estado de Santa Catarina e até do Brasil, o que é motivo de orgulho para toda a gestão municipal. “Falar da Educação Socioemocional é falar de coisas positivas. Desde 2017 a gente tem regado esse jardim, que está, a cada ano, mostrando novas e novas colheitas. Essas colheitas são os nossos alunos, que estão mais preparados para as adversidades da vida. Então, isso só nos faz crer na importância da continuidade desse belíssimo trabalho”, complementou o diretor executivo da Secretaria de Educação, Julio da Silva.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC