Com os atendimentos realizados na manhã e na tarde desta sexta-feira, 15, na unidade do Estreito, em Florianópolis, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) chegou à marca de 122 famílias com adiantamento de indenização. O número ultrapassa a metade das 220 famílias cadastradas para receber o adiantamento. Nesta sexta-feira, foi repassado o valor de R$ 255 mil aos atingidos. Desde sábado, o valor total ressarcido chega a R$ 1,45 milhão.
Entre as pessoas atendidas hoje estava o casal Adriana de Souza Pessoa e Genival Silva. Eles tiveram seu carro atingido pelo rompimento, levando à perda total, e hoje garantiram a restituição total do valor do veículo pela tabela FIPE. “Viemos para ver se ressarciam, fomos bem atendidos, caiu agora o pix e vamos comprar outro carro. Agora é bola para frente”, colocou Adriana.
Em paralelo aos danos patrimoniais e de veículos, também se iniciaram hoje as tratativas de valores sobre a parte estrutural de imóveis com duas famílias atendidas. O ressarcimento prosseguirá nos próximos dias até que o adiantamento seja completado.
Engenheiros da Companhia também acompanharam vereadores da Comissão Temporária em atividades na região do Sapé. O Superintendente Regional de Negócios para a Região Metropolitana, Felipe Alcioní Silva, visitou algumas moradias afetadas ao lado do vereador Jeferson Backer.
Containers e UTI móvel para atendimento
A partir deste sábado, a Casan vai desativar as tendas na Paróquia Rosa Mística e irá passar a atender a comunidade do sapé em dois contêineres. Um deles será instalado com duas tendas em área próxima ao reservatório R4, para fornecer informações e acompanhamento à comunidade. O segundo contêiner com tenda estará próximo a uma área comunitária de lazer na rua José Luís Vieira, do lado do campo de futebol, para fornecimento de refeições.
A Companhia também vai disponibilizar, a partir de sábado, uma unidade de UTI móvel para a comunidade do Sapé, atendendo reivindicações dos moradores. A iniciativa é uma parceria com a cooperativa de médicos Unimed, e contará com um médico e uma enfermeira atuando oito horas por dia no local em uma ambulância.
Fonte: Governo SC