Secretaria de Saúde de Chapecó promove ações alusivas ao mês de prevenção ao suicídio

Neste mês de setembro, para marcar o mês alusivo à conscientização da prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde, através de toda sua rede de serviços, desenvolverá ações sobre a temática, conforme segue:

• Grupos de saúde mental, com foco na prevenção ao suicídio e autoagressão;

• Cartaz e folder informativo e de autoajuda;

• Sala de espera sobre a importância da promoção da saúde mental;

• Realização de práticas integrativas e complementares;

• Atividades de lazer, atividade física que promovam a saúde mental;

• Momentos de educação em saúde e prevenção nas escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE) com foco em ações de Saúde Mental para os educandos, prevenção da autoagressão e sobre a importância de buscar ajuda e falar sobre os seus sentimentos;

• Palestra no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Chapecó (CASE), sobre prevenção ao suicídio;

• Palestra em algumas escolas municipais;

• Palestra no projeto Gerar (UNOCHAPECÓ);

• Exposição de produções das oficinas terapêuticas na Praça Municipal;

• Capacitação “Avaliação do Comportamento Suicida” para os servidores da rede de saúde.

Além disso a coordenação do Programa Capacita Servidor, realizará palestra destinada a todos os servidores municipais, com o tema Mapeando a Saúde Mental: sinais e sintomas.

O suicídio é uma questão complexa e sensível, e entender os fatores envolvidos, bem como fornecer informações e recursos para prevenção, é fundamental. Por isso o Setembro Amarelo é um mês mundialmente marcado com ações de prevenção.

A prevenção do suicídio é uma responsabilidade coletiva que requer ação, empatia e sensibilização. Ao compreender os sinais de alerta e fornecer apoio a quem precisa, podemos ajudar a salvar vidas e construir uma sociedade mais solidária.

No município de Chapecó, constatou-se um aumento significativo nos casos de suicídios nos últimos dois anos. Em 2022, esse triste cenário foi marcado por 37 óbitos resultantes desse grave problema. De maneira paralela, as tentativas de suicídio também apresentam indicadores críticos: houve um incremento gradual nas notificações de lesões autoprovocadas, com o registro de 183 casos em 2022. É importante ressaltar ainda, que as tentativas destacam um sinal de alerta para a família e profissionais de saúde.

“A Secretaria de Saúde compreende que a temática do suicídio faz parte do cotidiano de trabalho dos profissionais da saúde, sendo que ao longo do ano de 2023 desenvolveu diversas capacitações para as mais diferentes categorias profissionais na área da saúde para uma melhor abordagem dos usuários”, disse o secretário de Saúde, Jader Danielli.

Ele destacou que o objetivo das ações organizadas pela Secretaria de Saúde consiste em qualificar o atendimento, acolhendo as pessoas com sofrimento com o intuito de instrumentalizá-las para o enfrentamento das suas dificuldades emocionais.

Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nublado
23.8 ° C
24 °
23.4 °
96 %
4.1kmh
100 %
dom
25 °
seg
23 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
23 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-