O lançamento do livro histórico dos 140 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Itoupava Central marca, nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, as celebrações que registram a trajetória rica de testemunhos de fé, trabalho e amor pela localidade. A publicação faz um registro das memórias da união de famílias pioneiras da localidade até a atualidade, por meio de levantamento, pesquisa, entrevistas, organização e edição de obra comemorativa.
A comunidade completa 140 anos no dia 3 de setembro, mas as comemorações iniciam no dia 1º com a venda de cucas e cachorro-quente. O evento de lançamento do livro será às 19h, no salão comunitário da igreja, com entrada gratuita. Estarão presentes o autor Hélcio Dieter Liesenberg, autoridades religiosas, Coro Misto Itoupava Central e membros da comunidade. O culto festivo será no dia 3, às 9h30, seguido da tradicional festa.
Em sua obra, Hélcio revela fatos desde a formação da comunidade, em 1883, até os dias atuais, com muitas imagens fotográficas. “O trabalho exigiu a leitura de muitas atas da comunidade e um grande desafio foi a escrita gótica do primeiro livro”, diz. “Entrevistar os moradores foi um prazer imenso. Ouvir os depoimentos que eram comparados com documentos foi uma experiência reveladora. Às vezes se tinha a impressão de que chegamos atrasados uns 10 a 20 anos.”
Hino
O dia 1º de setembro também marcará a estreia do hino elaborado pelo coordenador de música da paróquia, Marciel Döring, em referência à longa trajetória da comunidade. “O desafio de fazer o livro foi aceito pelo presbitério há cerca de um ano e agora aguardamos ansiosos pelo lançamento. Que Deus nos conceda com gratidão e alegria poder espalhar essa linda história dos 140 anos. Estamos preparando tudo com muito carinho, sintam se convidados”, acrescenta a presidente da comunidade, Helga Knaesel.
Para o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, o lançamento de um livro histórico dos 140 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Itoupava Central não apenas celebra o passado, mas também fortalece o presente e constrói pontes para o futuro, contribuindo para a compreensão da história e identidade da localidade. “A população que resgata memórias, honra os fundadores e líderes passados, também reconhece os esforços que moldaram a comunidade até os dias atuais”, conclui.
Saiba mais
Lançamento do livro histórico dos 140 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Itoupava Central
Programação
1º de setembro
10h: venda de cucas
17h: venda de cachorro-quente
19h: Lançamento do livro e apresentação do Coro Misto
Local: Salão Comunitário da Comunidade Luterana de Itoupava Central (Rua Pedro Zimmermann, 10.139, Itoupava Central)
Preço do livro: R$ 50
Ação gratuita e aberta à comunidade
3 de setembro
9h30: Culto Festivo 140 anos
11h: Tradicional festa
História
Os 140 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Itoupava Central:
A pesquisa do livro foi realizada por Hélcio Dieter Liesenberg, graduado em Ciências Sociais e em História pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Pós-graduado em História, Cultura e Patrimônio (2008). Foi agraciado em 2018 com o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura, na categoria Mestre. Atualmente ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Promoção e Difusão de Cultura Alemã de Blumenau. É membro do Conselho Consultivo da Associação de Grupos de Dança Folclórica Alemã do Médio Vale do Itajaí. Em 2022, publicou em conjunto com a esposa Jane Mary, o livro 35 anos de história – Eintrachtvolkstanzgruppe. A produção executiva do livro é de Jane Liesenberg.
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Itoupava Central foi fundada no dia 3 de setembro de 1883. Teve sua primeira capela para encontros no lote Número 19, na localidade onde hoje se situa a Escola Duque e Caxias. Após receber a doação de um terreno de Jens Jensen e Carolina Jensen, iniciaram-se, em 1899, as obras para edificação da igreja, inaugurada em 14 de julho de 1901. Ao longo dos anos o edifício passou por inúmeras reformas. A educação é uma marca da Igreja Luterana, e assim também ocorre nessa comunidade, com a criação e manutenção do jardim de infância e de uma escola (já extinta). Muitos são os trabalhos pastorais desenvolvidos ao longo dos anos envolvendo crianças, jovens, mulheres, homens, casais, idosos, coral, entre outros.
Acompanhe as novidades no site: https://www.instagram.com/luteranaic/
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

