Os acadêmicos do programa PET-Saúde, em conjunto com os profissionais do Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Itajaí (CEREDI), desenvolveram uma série de ações de prevenção ao HIV. Entre as iniciativas, os bolsistas dos cursos de Farmácia e Psicologia da Univali e os servidores municipais criaram materiais audiovisuais para orientação sobre a doença e os tratamentos disponíveis, além de desenvolver um Protocolo para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV na cidade. O grupo também realizou encontro de matriciamento nas unidades básicas do município para apresentar o trabalho.
Após quase um ano de atuação dos acadêmicos junto ao CEREDI, foram preparados materiais para educação em saúde, no formato audiovisual. Os informativos possuem linguagem e visual acessíveis, voltados aos usuários da rede municipal, e apresentam temáticas referentes ao HIV, PrEP, PEP, além de dados sobre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O projeto também criou o Protocolo Institucional para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV para aplicação em todo município. A intenção é qualificar ainda mais o trabalho dos profissionais de saúde para evitar novos casos de HIV.
Em junho, os alunos e profissionais do CEREDI iniciaram o matriciamento para apresentação destas ações em algumas Unidades Básicas de Saúde. O matriciamento é um processo de construção compartilhada de conhecimento, onde é criada uma proposta para intervenção pedagógica-terapêutica, com o propósito de conectar os serviços da rede de saúde, fazendo com que os profissionais se apropriem da temática do HIV. Além disso, também busca levar ao aprimoramento para acolher e encaminhar esses pacientes.
O último encontro ocorreu na quarta-feira (05) com os funcionários da unidade de saúde Cidade Nova II. Também já receberam as ações de matriciamento do PET-Saúde as UBS: Cordeiros, Jardim Esperança, Fazenda II, Rio Bonito, São João II, Murta e Praia Brava.
“Estas ações do PET-Saúde tem o objetivo principal de, através dessa intervenção, possibilitar a melhora da adesão ao tratamento das gestantes vivendo com HIV. Além disso, a intenção é que o protocolo auxilie a diminuir os riscos da transmissão vertical do vírus para o bebê”, comenta a gerente do CEREDI, Ana Regina Coldebella.
Sobre o programa
O PET-Saúde é um programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Em Itajaí, o projeto possui parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Univali. O objetivo a iniciativa é a educação pelo trabalho, sendo um dispositivo voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade. O PET-Saúde é realizado por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão universitária aliado à participação social.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC